Urnas eletrônicas são abertas para votação em todo o país
Eleições ocorrem das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, em todos os estados e no Distrito Federal
Eleições 2022|Emerson Fonseca Fraga, do R7, em Brasília

Às 8h, pelo horário de Brasília, as seções eleitorais foram abertas para votação em todo o país neste domingo (2). Ao todo, são mais de 156,4 milhões eleitores no Brasil e no exterior, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estão sendo usadas 577 mil urnas eletrônicas nas eleições 2022, segundo a corte. Os eleitores poderão votar até 17h.
Os horários de votação em 2022 foram unificados em todo o país pelo TSE. Estados com fuso horário diferente do de Brasília abriram as seções eleitorais no momento em que teve início a votação na capital do país.
Assim, eleitores de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima começaram a ir às urnas às 7h do horário local (8h de Brasília). No Amazonas, boa parte dos municípios do estado teve a votação iniciada às 7h do horário local, mas em alguns, que têm o mesmo fuso do Acre, a votação começou às 6h na hora local.
Em Fernando de Noronha, que pertence a Pernambuco, o início da votação foi às 9h (8h de Brasília). O TSE informa que apesar da diferença de horário do início da votação em diversas localidades para se adaptar ao horário de Brasília, o tempo de votação é o mesmo em todos os lugares: oito horas.
Boletim de Urna - Glossário Eleitoral
Boletim de Urna - Glossário Eleitoral
Com a uniformização da votação a partir do horário oficial de Brasília, o TSE começará a divulgar os resultados das urnas a partir das 17h, logo após o fim da coleta de votos. Nas eleições passadas, a divulgação era feita somente após o encerramento da votação no Acre, que tem diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília.
Urnas eletrônicas
1: A urna eletrônica brasileira tem 26 anos
1: A urna eletrônica brasileira tem 26 anos
O novo modelo de urna eletrônica, que será usado nas eleições 2022, é fornecido pela empresa Positivo Tecnologia, que venceu a licitação junto ao TSE.
As novas urnas trazem mais recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade. Além disso, elas têm novo design e um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. O teclado também foi aprimorado e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento.
De acordo com Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, o processo de fabricação das urnas eletrônicas é mais complexo do que o da maioria dos equipamentos eletrônicos.
O TSE informou que, assim como as urnas antigas, as novas máquinas não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou Bluetooth. Ainda de acordo com a corte, elas podem ser auditadas antes, durante e após a votação, pelos partidos e instituições fiscalizadoras que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e pela sociedade em geral.
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Outra mudança anunciada pelo TSE diz respeito aos terminais dos mesários, que passaram por modernização. Os novos terminais deixaram de ter teclados físicos e passaram a contar com tecnologia touchscreen, ou seja, tela sensível ao toque. Com a mudança, será possível agilizar o processo de votação — enquanto um eleitor vota, outro poderá ser identificado pelo mesário, o que pode diminuir o tempo de espera na fila.

































































