Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Corrida eleitoral: 11 governadores deixam seus postos para concorrer à Presidência e ao Congresso

O prazo legal para renúncia, seguindo a regra da desincompatibilização, foi encerrado neste sábado (4)

2026|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Onze governadores renunciaram aos seus mandatos para concorrer a novos cargos nas eleições deste ano.
  • Prazo legal de desincompatibilização foi encerrado no último sábado, visando a isonomia na disputa.
  • Governadores que buscam reeleição não precisam deixar seus cargos.
  • Cláudio Castro, ex-governador do Rio de Janeiro, foi declarado inelegível, mas mantém sua pré-candidatura ao Senado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Caiado e Zema devem disputar a Presidência, enquanto Ibaneis quer concorrer ao Senado Montagem - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil, Marcelo Camargo/Agência Brasil e Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O cenário político nacional passou por grandes mudanças na última semana, com o final do prazo legal de desincompatibilização, encerrado neste sábado (4). Ao todo, onze governadores renunciaram aos seus mandatos para disputar novos cargos nas eleições deste ano.

A regra, que exige o afastamento seis meses antes do primeiro turno, busca garantir a isonomia da disputa, evitando que ocupantes de cargos no Poder Executivo utilizem a máquina pública em benefício de suas candidaturas.


Confira os estados em que os governadores renunciaram a seus cargos:

  • Acre: Gladson Cameli (PP);
  • Amazonas: Wilson Lima (União);
  • Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB);
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB);
  • Goiás: Ronaldo Caiado (PSD);
  • Mato Grosso: Mauro Mendes (União);
  • Minas Gerais: Romeu Zema (Novo);
  • Pará: Helder Barbalho (MDB);
  • Paraíba: João Azevêdo (PSB);
  • Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL);
  • Roraima: Antonio Denarium (PP).

Leia Mais

Presidência da República e Congresso Nacional

Os líderes estaduais que deixaram seus postos vão se lançar candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional:


*Em março, Cláudio Castro foi declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder político e econômico. Apesar da condenação, o ex-governador manteve sua pré-candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro e prometeu recorrer contra a decisão do tribunal.

Disputa à reeleição

Seguindo a mesma lógica adotada para o presidente da República, os governadores que buscam sua reeleição não precisam deixar o cargo. São eles:


  • Amapá: Clécio Luís (União);
  • Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT);
  • Ceará: Elmano de Freitas (PT);
  • Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel (PP);
  • Pernambuco: Raquel Lyra (PSD);
  • Piauí: Rafael Fonteles (PT);
  • Santa Catarina: Jorginho Mello (PL);
  • São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos);
  • Sergipe: Fábio Mitidieri (PSD).

Governadores em fim de mandato

Em sete estados, os atuais governadores vão seguir no cargo até o fim do ano, mas não podem se reeleger, visto que já estão no segundo mandato:

  • Alagoas: Paulo Dantas (MDB);
  • Maranhão: Carlos Brandão (PSB);
  • Paraná: Ratinho Júnior (PSD);
  • Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT);
  • Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSD);
  • Rondônia: Marcos Rocha (PSD);
  • Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.