Acabou a pista: avião da Marinha dos EUA vai parar no mar após piloto errar o cálculo no pouso
Nove tripulantes estavam a bordo da aeronave de combate a submarinos, mas conseguiram escapar e nadar até a terra firme
Internacional|Do R7
Um avião da Marinha dos Estados Unidos foi parar dentro do mar, no Havaí, estado americano que fica no oceano Pacífico, depois que o piloto errou o cálculo do comprimento da pista. O incidente ocorreu nesta segunda-feira (20), na baía Kaneohe, na ilha de Oahu, perto da capital, Honolulu.
Segundo o portal local HawaiiNewsNow, o episódio ocorreu com a aeronave P-8 Poseidon, na base militar situada na principal ilha havaiana, às 13h57. Após o acidente, o avião submergiu parcialmente, enquanto outra parte flutuou.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
As autoridades locais confirmaram que nove pessoas estavam a bordo, mas elas conseguiram escapar pelas saídas de emergência e nadaram até a terra firme. A tripulação conduzia um "treinamento de emergência" no momento do incidente, de acordo com fontes militares ouvidas pelo site do Havaí.
A Marinha informou que o P-8A Poseidon, que tentou pousar na baía de Kaneohe, era uma substituição do P-3C Orion, outro avião.
De acordo com ela, a aeronave P-8 Poseidon tem a função de patrulha marítima e reconhecimento do território, sempre em operação com pequenas tripulações. O avião é responsável por missões de longa distância e vigilância e combate a submarinos e embarcações.
Os militares que estavam na base rapidamente cercaram o avião com boias para evitar qualquer contaminação do mar por meio do vazamento de combustível. As autoridades militares locais garantem que não haverá risco de poluição do local.
Nesta terça-feira (21), a pista continuava fechada para pousos e decolagens, segundo a Administração de Aviação Federal.