Advogado chamado Mark Zuckerberg processa Meta após ter contas suspensas
Advogado relata que contas foram encerradas nove vezes; empresa já restabeleceu conta de homônimo do bilionário
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um advogado de falências de Indianápolis, nos Estados Unidos, entrou com uma ação contra a Meta, controladora do Facebook, alegando que suas contas foram suspensas repetidamente por causa de seu nome: Mark Zuckerberg. Ele afirma que a confusão com o fundador da rede social prejudicou sua atividade profissional e causou perdas financeiras.
Mark Steven Zuckerberg diz que suas contas pessoais e empresariais foram suspensas diversas vezes nos últimos oito anos, sob a acusação de “se passar por uma celebridade” e “usar um nome falso”.
“Não tem graça. Não quando pegam meu dinheiro. Isso me deixou muito puto”, declarou ao canal 13News.
O advogado relata que sua conta empresarial foi encerrada cinco vezes e a pessoal quatro vezes, algumas delas por meses. “Fiz tudo o que me pediram, como sempre faço. Entrei com os recursos no dia seguinte e não recebi resposta. Já se passaram quatro meses. Da última vez demorou mais de seis meses para reativarem minha conta”, disse.
Leia mais:
O advogado afirma que as suspensões atrapalharam sua comunicação com clientes e resultaram em prejuízos com anúncios pagos que não foram exibidos. “É como comprar um outdoor na beira da estrada, pagar por ele e depois colocarem um cobertor gigante sobre a placa. Não é justo, não está certo e eles precisam parar”, afirmou.
O processo pede que a Meta mantenha suas contas ativas e indenize os prejuízos, além de cobrir honorários advocatícios. “Tenho coisas melhores para fazer do que processar o Facebook. Eles têm mais dinheiro, mais advogados e mais recursos do que eu. Prefiro não brigar com eles, mas não sei como fazê-los parar”, declarou.
Após a ação, a Meta restabeleceu a conta de Zuckerberg e emitiu um comunicado. “Restabelecemos a conta de Mark Zuckerberg, após constatarmos que ela havia sido desativada por engano. Agradecemos a paciência do Sr. Zuckerberg com relação a esse problema e estamos trabalhando para tentar evitar que isso aconteça no futuro”, informou a empresa.
O advogado, no entanto, mantém o processo. Ele disse acreditar na vitória: “Eu não teria feito isso se não achasse que poderia vencer”.
Questionado sobre o homônimo famoso, brincou: “Se ele quiser voar para cá pessoalmente e dizer ‘sinto muito’, ou talvez me deixar passar uma semana no barco dele para pedir desculpas, eu provavelmente aceitaria”.
Perguntas e Respostas
Quem é o advogado que processou o Facebook?
O advogado de falências de Indianápolis, nos Estados Unidos, chamado Mark Steven Zuckerberg, entrou com uma ação contra a Meta, controladora do Facebook.
Qual é a razão do processo contra a Meta?
O advogado alega que suas contas foram suspensas repetidamente devido ao seu nome, Mark Zuckerberg, o que prejudicou sua atividade profissional e causou perdas financeiras.
Quantas vezes as contas do advogado foram suspensas?
Mark Steven Zuckerberg afirma que suas contas pessoais e empresariais foram suspensas diversas vezes nos últimos oito anos, com sua conta empresarial sendo encerrada cinco vezes e a pessoal quatro vezes.
Como o advogado se sente em relação às suspensões?
Ele expressou sua frustração, afirmando: "Não tem graça. Não quando pegam meu dinheiro. Isso me deixou muito puto".
Quais foram as consequências das suspensões para o advogado?
As suspensões atrapalharam sua comunicação com clientes e resultaram em prejuízos com anúncios pagos que não foram exibidos, comparando a situação a "comprar um outdoor e depois colocarem um cobertor gigante sobre a placa".
O que o advogado pede no processo?
O processo solicita que a Meta mantenha suas contas ativas, indenize os prejuízos e cubra honorários advocatícios.
Qual é a posição da Meta em relação ao caso?
Após a ação, a Meta restabeleceu a conta de Zuckerberg, afirmando que a desativação havia sido um engano e agradecendo sua paciência. A empresa também declarou que está trabalhando para evitar que isso aconteça no futuro.
O advogado acredita que pode vencer o processo?
Sim, ele declarou que não teria iniciado o processo se não acreditasse que poderia vencer.
O advogado fez alguma brincadeira sobre seu homônimo famoso?
Sim, ele brincou que aceitaria se o fundador do Facebook quisesse se desculpar pessoalmente ou convidá-lo para passar uma semana em seu barco.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
