Logo R7.com
RecordPlus

Aeroportos na França voltam a ser esvaziados após novas ameaças de bomba

Ministro da Justiça prometeu punir 'palhaços' que estão causando esse tipo de transtorno no país

Internacional|Do R7, com EFE e AFP

  • Google News
Aeroporto de Toulouse (foto) foi um dos afetados ontem
Aeroporto de Toulouse (foto) foi um dos afetados ontem

Catorze aeroportos franceses receberam novas ameaças de atentados nesta quinta-feira (19), e "pelo menos oito" foram esvaziados devido às advertências de bomba. 

Ontem, passageiros e funcionários foram retirados de 17 aeroportos franceses, exceto os de Paris (Charles de Gaulle e Orly), devido a ameaças semelhantes, o que resultou no cancelamento de 130 voos.


As evacuações de hoje ocorreram nos aeroportos de Brest, Carcassonne, Rennes, Tarbes, Bordeaux, Béziers, Montpellier e Nantes, segundo uma fonte da agência AFP. 

A Direção-Geral de Aviação Civil confirmou à AFP que "vários aeroportos" receberam "ameaças de atentados" pela manhã, sem especificar quais e quantos.


Alguns aeroportos informaram eles mesmos a situação. O aeroporto de Lille comunicou nas redes sociais que estava sendo esvaziado devido a "um alerta de bomba" antes de anunciar a reabertura, meia hora depois.

Procedimento semelhante foi adotado no Palácio de Versalhes e em dezenas de escolas.


As Forças de segurança estão intervindo nesses aeroportos para esclarecer dúvidas sobre a existência real de bombas de acordo com o protocolo oficial, embora o governo não dê muita credibilidade a esses avisos.

As ameaças ocorrem em um contexto particular, com o país no seu nível máximo de alerta terrorista após o assassinato, na sexta (13), de um professor de uma escola na cidade de Arras, no norte do país, esfaqueado por um jihadista de origem russa que afirmava agir em nome do Estado Islâmico.


Enquanto o ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, prometeu “punir” os “palhaços” que estão causando esses problemas, o ministro dos Transportes, Clément Baume, afirmou que suas ações “não são piadas, são crimes”.

Ontem, as ameaças de bomba afetaram 17 aeroportos, dos quais 15 tiveram de ser esvaziados, obrigando à suspensão de 130 voos e provocando atrasos significativos em outros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.