Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Alta participação marca decorrer das eleições na Espanha

Nas eleições legislativas de 2019, 558 deputados e senadores serão escolhidos no pleito que pode alterar profundamente o contexto político espanhol 

Internacional|Da EFE

14.273.099 pessoas já votaram nas eleições legislativas na Espanha
14.273.099 pessoas já votaram nas eleições legislativas na Espanha

A participação nas eleições parlamentares deste domingo na Espanha foi até o momento de 41,49% do eleitorado, 4,6% acima da registrada nas eleições anteriores, em 2016, o segundo maior número da democracia no país.

Veja também: Pautas conservadoras e Catalunha tomam conta da eleição espanhola

Os números foram divulgados às 14h (horário local, 9h em Brasília) pelo Ministério do Interior da Espanha em seu site.

"Uma alta generalizada em cada uma das comunidades e uma alta grande em nível nacional", confirmou pouco depois o secretário de Estado de Comunicação, Miguel Angel Oliver, em entrevista coletiva.


O número supera os 36,87% registrados nesse mesmo horário nas eleições de 26 de junho de 2016, e significa que 14.273.099 pessoas já votaram hoje, frente às 12.755.38 que o fizeram há três anos.

O dia de eleição transcorre com tranquilidade com 100% das mesas eleitorais constituídas desde o início da manhã, e com incidentes menores como a aparição de pichações nas sedes de alguns partidos.


É o caso da do conservador Partido Popular (PP), que amanheceu com um laço amarelo (símbolo reivindicativo dos políticos independentistas catalães ajuizados) e que foi limpado pouco depois.

Também houve pequenos problemas como falta de material eleitoral em alguns colégios, sem que tivesse uma repercussão significativa no desenvolvimento normal da votação.


A situação mais chamativa aconteceu na cidade de Alcanar (Tarragona), onde um mesário foi detido ao ser procurado por um suposto crime de violência sexual.

Um total de 36.893.976 cidadãos está apto para votar nas eleições deste domingo, nas quais 1.157.196 jovens poderão exercer este direito pela primeira vez.

Leia também

Como novidade, também poderão fazê-lo outras 100 mil pessoas com incapacidade intelectual, doença mental e deterioração cognitiva, assim como os 2.093.977 residentes no exterior. Além disso, há procedimentos para facilitar o voto para as pessoas com dificuldades visuais e auditivas.

Hoje serão eleitos os 350 deputados e 208 senadores que formarão o novo parlamento da Espanha, embora no caso do Senado outras vagas serão escolhidas nas câmaras legislativas regionais.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.