Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisa aponta que 41% dos americanos apoiam abertura de impeachment de Biden

Presidente dos EUA está sendo investigado por causa de possíveis casos de corrupção que envolvem empresas do filho Hunter

Internacional|Do R7

Americanos apoiam investigação de Biden sobre casos de corrupção nas empresas do filho Hunter
Americanos apoiam investigação de Biden sobre casos de corrupção nas empresas do filho Hunter Americanos apoiam investigação de Biden sobre casos de corrupção nas empresas do filho Hunter

Os Estados Unidos estão divididos a respeito da investigação, liderada pelos republicanos, do impeachment do presidente democrata Joe Biden, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta quinta-feira (14), com uma pluralidade de americanos que apoiam a ideia.

Cerca de 41% dos entrevistados disseram apoiar a ideia do Congresso de abrir uma investigação de impeachment contra Biden, relacionada às alegações que envolvem seu filho Hunter Biden, enquanto 35% foram contra e 24% disseram não ter certeza.

A pesquisa online consultou 4.413 americanos e foi realizada entre 8 e 14 de setembro, o que significa que alguns entrevistados responderam à pergunta antes que os republicanos na Câmara dos Deputados dissessem, na terça-feira (12), que iriam prosseguir com a investigação.

Os republicanos afirmam ter encontrado uma “cultura de corrupção” em torno das atividades comerciais do filho de Biden, Hunter Biden, o que justificaria uma investigação. Eles não divulgaram evidências de irregularidades por parte do presidente, e a Casa Branca diz que a investigação é uma manobra política que não é apoiada por fatos.

Publicidade

Os resultados da pesquisa revelaram uma acentuada divisão partidária. Apenas 18% dos democratas apoiaram o inquérito, assim como 71% dos republicanos. Da mesma forma, 63% dos democratas e 14% dos republicanos disseram que não o apoiavam. Os autodenominados independentes estavam divididos de forma mais uniforme, com 38% apoiando a investigação e 30% se opondo. Outros 32% não tinham certeza. 

Leia também

A investigação pode levar a uma votação de impeachment na Câmara, que é controlada pelos republicanos. Biden não seria destituído do cargo a menos que dois terços do Senado, controlado pelos democratas, votassem pela condenação — uma perspectiva improvável.

Publicidade

O filho de Biden, Hunter, possuía uma ampla gama de empreendimentos comerciais no exterior e tem lutado contra o vício em drogas e álcool. Ele foi acusado criminalmente nesta quinta-feira (14) por enganar um vendedor para que lhe vendesse uma arma de fogo, na primeira acusação contra o filho de um presidente em exercício.

A sondagem Reuters/Ipsos concluiu que 46% dos consultados acreditam que as acusações criminais têm motivação política, enquanto 40% pensam que não.

Publicidade

Pesquisas anteriores descobriram que muitos americanos creem que Hunter Biden recebeu tratamento especial. A pesquisa tem intervalo de credibilidade, uma medida de precisão, de mais ou menos 2 pontos percentuais.

Cruzeiro de luxo seleto com mais de 200 ricaços encalha na areia e lodo do Ártico

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.