Análise: houthis repetem ‘táticas vitoriosas do passado’ para ampliar pressão no Mar Vermelho
Grupo do Iêmen avalia cobrar taxas de navios comerciais que cruzam o estreito de Bab el-Mandeb
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os houthis do Iêmen estão considerando impor taxas a navios comerciais que navegam pelo sul do Mar Vermelho. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, o grupo pretende impor as tarifas à maior parte do tráfego que passa pelo estreito de Bab el-Mandeb, que liga o sul do Mar Vermelho ao Golfo de Aden. Nenhum prazo foi estipulado para a implementação.
Os objetivos da medida seriam normalizar a prática de cobrança de taxas em vias navegáveis internacionais e aumentar a pressão sobre os Estados Unidos. Navios chineses seriam isentos dessas taxas. Na semana passada, os houthis declararam um embargo marítimo contra a Arábia Saudita, abrindo uma nova frente contra os Estados Unidos e aliados na guerra contra o Irã e ampliando os ataques a petroleiros.
O especialista em segurança e estratégia internacional Ricardo Cabral relembrou que os houthis do Iêmen foram um dos pioneiros no uso de drones navais, que, inicialmente, eram “improvisados”. Além disso, para ele, a Arábia Saudita é a principal responsável pela atual situação. Com a falta de equipamento dos houthis, a Arábia Saudita “inexplicavelmente” mandou seis aviões para o Irã, que armazenou mísseis e matérias dentro das aeronaves.
Historicamente conhecidos por suas táticas militares inovadoras desde 2013-2015 contra forças sauditas — incluindo o uso de mísseis anticarro e drones navais improvisados —, os houthis agora repetem essas estratégias com apoio material renovado.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!












