Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Antes de discurso, Obama visita prisão onde esteve Mandela

Internacional|Do R7

Por Jeff Mason e Mark Felsenthal

CIDADE DO CABO, 30 Jun (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou neste domingo uma antiga ilha-prisão na costa da África do Sul para homenagear o herói da luta contra o regime do apartheid, Nelson Mandela, enquanto se preparava para discursar no país.

No pronunciamento que Obama fará na Universidade do Cabo, no fim do dia, ele deve referir-se ao legado de Mandela, que esteve enclausurado na ilha de Robben durante 18 dos 27 anos que passou na prisão, antes de se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul.

O atual presidente sul-africano, Jacob Zuma, também esteve detido nessa ilha-presídio na costa da Cidade do Cabo durante o regime do apartheid, encerrado em 1994, com a vitória eleitoral de Mandela.


Alguns manifestantes se concentram diante da universidade antes do discurso de Obama, portando cartazes com críticas à política externa norte-americana, com frases como "Obama assassino em massa" e "acabe com a guerra dos drones já".

A saúde de Mandela, de 94 anos, tem obscurecido a viagem de oito dias de Obama pela África. O governo sul-africano informou que o estado dele é "crítico, mas estável".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.