Internacional Ao menos 27 pessoas são presas em Paris durante protestos

Ao menos 27 pessoas são presas em Paris durante protestos

Franceses foram às ruas neste sábado contra projeto de lei que tem como cláusula mais relevante a proibição de cidadãos filmarem ações policiais

  • Internacional | Do R7, com EFE

Organizadores falam em 500 mil participantes em todo o país

Organizadores falam em 500 mil participantes em todo o país

Thomas Coex/AFP

A Promotoria de Paris informa que ao menos 27 pessoas foram presas na capital francesa durante um protesto, neste sábado (28) contra um projeto de lei que prevê que cidadãos não possam filmar ações policiais, informa a emissora de TV parisiense BFMTV.

Em todo o país, organizadores estimam que 500 mil pessoas foram às ruas para criticar a chamada "lei S", de segurança global. Já o Ministério do Interior afirma que foram 133 mil manifestantes.

O projeto de lei, que foi aprovado em primeira leitura pela assembleia nacional nesta semana antes de ir ao senado, o que deve acontecer em janeiro, focaliza o artigo 24, que pune a divulgação de imagens de agentes com a intenção de prejudicá-los com até um ano de prisão e uma multa de 45 mil euros, cerca de R$ 287 mil.

A manifestação deste sábado coincidiu com a data em que comerciantes foram autorizados a reabrir as portas, após um lockdown de duas semanas determinado pelo governo.

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, aproveitou a ocasião para criticar os protestos.

“Como eu esperava, o dia da reabertura dos nossos pequenos comerciantes é desperdiçado, em Paris, pelas milícias de extrema esquerda. Os franceses estão fartos dessas imagens de saques permanentes”, escreveu no Twitter.

Leia também: Agressão policial a homem negro é vergonhosa para França, diz Macron

Paris registrou atos de vandalismo

Paris registrou atos de vandalismo

Benoit Tessier/Reuters

O principal foco de manifestações na capital da França foi na praça da Bastilha, onde houve atos de vandalismo. Grupos colocaram fogo em uma banca de jornal e uma cervejaria.

Por volta das 20h30 (16h30 no horário de Brasília), os manifestantes já haviam se dispersado, de acordo com a BFMTV.

Veja imagens do protesto deste sábado (28) em Paris:

Últimas