Após assassinatos e problemas técnicos, eleições na Nigéria são estendidas até domingo
Alguns locais de votação registraram atrasos e ao menos 24 pessoas foram mortas
Internacional|Do R7, com agências internacionais

Após atrasos neste sábado (28), devido a problemas técnicos, a votação na Nigéria vai ser estendida até amanhã, em alguns locais. Eleitores enfrentaram dificuldades, principalmente, com os leitores biométricos. Apesar das dificuldades, um funcionário do governo disse à BBC que não se trata de algo generalizado.
Segundo um porta-voz da comissão de eleições disse à BBC, os problemas atingiram apenas 300 dos 150 mil locais de votação. Esses, então, reabrirão neste domingo. Em algumas seções, após a conclusão, a contagem de votos teve que ser feita com uso de lanternas ou faróis de carros, devido a apagões.
Além disso, houve ao menos 24 pessoas mortas em ataques ocorridos em locais de votação no nordeste. Entre as vítimas, um político da oposição, que disputava uma vaga para a Assembleia de Dukku.
A polícia culpa os insurgentes islamitas do Boko Haram. O grupo está tentando reviver um califado islâmico na Nigéria e rejeita a democracia. O líder Abubakar Shekau ameaçou matar nigerianos que saíssem para votar.
Essa pode ser considerada a primeira disputa eleitoral genuína no país desde o fim do regime militar, em 1999. Esse é o primeiro pleito em que um candidato da oposição — o ex-ditador Muhammadu Buhari — tem grande chance de desbancar o presidente Goodluck Jonathan.
A eleição já havia sido adiada em meados de fevereiro para dar tempo de o Exército retomar territórios tomados pelo Boko Haram. Os dois principais candidatos se comprometeram a evitar a violência no período pós-eleições.
Líder do Boko Haram promete impedir realização de eleições na Nigéria
Supostos militantes do Boko Haram atacam cidade grande no norte da Nigéria













