Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após quase 80 anos, Museu de Cambridge vai devolver quadro roubado de judeu por nazistas

Tela pertencia a um membro da Resistência francesa e ficou sob posse do fundador da Gestapo, Hermann Goering

Internacional|Do R7

La Ronde Enfantine foi pintado em 1862
La Ronde Enfantine foi pintado em 1862 La Ronde Enfantine foi pintado em 1862

Um museu da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, vai devolver um quadro do pintor francês Gustave Courbet roubado em 1941 pelos nazistas, em Paris, na França. A tela pertencia a um judeu membro da Resistência contra a invasão alemã.

A devolução vai ocorrer após uma reclamação dos descendentes de Robert Bing, que era o proprietário do quadro La Ronde Enfantine, obra de Courbet (1819-1877) pintada em torno de 1862, que representa um grupo de crianças brincando em um bosque.

Fitzwilliam Museum de Cambridge, que diz ter "cuidado da peça", anunciou que a obra vai ser entregue aos descendentes do proprietário.

O Spoliation Advisory Panel, organismo criado em 2000 pelo governo britânico, concluiu nesta terça-feira (28) que o quadro foi "roubado pelas forças de ocupação nazistas porque Robert Bing era judeu".

Publicidade

Segundo o comunicado publicado pelo Panel, em 5 de maio de 1941, dois membros da Einzatzstab Reichsleiter Rosenberg, força nazista encarregada do roubo de obras de arte, confiscaram no apartamento de Bing, em Paris, o quadro que havia sido comprado pela avó materna.

Leia também

O comunicado ainda informa que a obra de arte foi armazenada na capital francesa "sob a posse do principal colecionador nazista, Hermann Goering", fundador da Gestapo.

Segundo o Fitzwilliam Museum, a tela foi encontrada pelos soldados aliados no final da guerra em um dos túneis secretos da Baviera. O religioso Eric Milner-White comprou a obra em 1951 e a doou ao museu.

Promessa de Paris-2024, nadadora canadense de 16 anos bate recorde mundial dos 400 metros livre

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.