Após reunião cancelada com Trump, especialista diz que Putin ‘joga com a vantagem que tem’
Decisão foi tomada depois de uma conversa telefônica tensa entre os principais diplomatas dos dois países
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin foi oficialmente cancelada após, segundo o jornal Financial Times, uma ligação tensa entre os diplomatas de ambos os países.
Informações apontam para a insistência russa em fazer exigências irremediáveis, como, por exemplo, a cessão de territórios ucranianos ocupados atualmente pelas tropas russas.
Para Bruno Pasquarelli, doutor em ciência política, o maior interesse do Kremlin é adiar o cessar-fogo o quanto puder. “Vladimir Putin, com o exército russo, tomou boa parte da região oeste da Ucrânia, e isso traz uma vantagem para ele porque cada vez mais ele consegue, no campo de batalha, dispersar as tropas ucranianas. Isso traz consequências para a própria Ucrânia e isso gera ganhos para a Rússia no ambiente de negociação”, argumenta o especialista em entrevista ao Conexão Record News desta sexta (31).
O especialista ainda ressaltou que tais movimentações dentro e fora do campo de batalha criaram o termo “jogo de xadrez” para o sistema e a política internacional. Um jogo onde os jogadores tentam antecipar a reação do outro e fazer melhores jogadas, sempre prestando atenção na lógica sistêmica do outro.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
