Ataque suicida mata 5 soldados e deixa 12 feridos na capital do Afeganistão
Terroristas detonaram as bombas que levavam em seus corpos perto de um ônibus do Exército
Internacional|Do R7
Um ataque de terroristas suicidas nesta quinta-feira (11) contra um veículo militar no leste de Cabul, a capital do Afeganistão, deixou cinco soldados mortos e 12 feridos, informou à Agência Efe uma fonte oficial.
Um número ainda não determinado de terroristas detonaram as bombas que levavam em seus corpos perto de um ônibus do Exército afegão, às 7h07 locais (0h07 de Brasília), na localidade de Tangi Tarakhil da capital afegã, segundo Dawlat Waziri, porta-voz do Ministério da Defesa.
"Infelizmente, cinco soldados morreram e 12 ficaram feridos", disse Waziri. Um porta-voz do grupo talibã, Zabihullah Mujahid, assumiu a autoria do ataque em sua conta no Twitter.
"Dúzias de oficiais morreram e ficaram feridos", escreveu Mujahid na rede social. O Afeganistão sofreu no último mês uma escalada de violência com um grande número de ataques insurgentes, entre eles um atentado suicida que causou a morte de 61 civis em um jogo de vôlei no leste do país há quatro semanas.
As ações violentas vêm acontecendo especialmente em Cabul, com pelo menos 12 ataques nas últimas semanas, entre eles três contra alvos ocidentais.
É nesse contexto que o país asiático se prepara para a retirada das tropas da Otan, que iniciou sua missão em 2001 após a invasão dos Estados Unidos que derrubou o regime talibã e termina no final deste ano.
A missão da Otan será concluída até o final deste mês, mas os Estados Unidos deverão manter cerca de 10,8 mil soldados até 2024.
Além disso, a Aliança do Atlântico Norte vai contribuir com entre 3 e 4 mil efetivos militares, mas com o papel de assessoramento e treinamento das tropas locais a partir de 2015.