Audiência de extradição de Assange é marcada para fevereiro de 2020
Fundador do Wikileaks enfrenta 18 acusações nos EUA, incluindo conspiração para invadir computadores do governo e violar uma lei de espionagem
Internacional|Do R7
A audiência de extradição para decidir se o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, deve ser enviado para os Estados Unidos, onde enfrenta acusações que incluem espionagem, será realizada em fevereiro de 2020, decidiu um tribunal londrino nesta sexta-feira (14).
Assange, 47, enfrenta 18 acusações nos EUA, incluindo conspiração para invadir computadores do governo e violar uma lei de espionagem. Ele pode passar décadas na prisão se for condenado.
"É importante que as pessoas não sejam enganadas a acreditar que o WikiLeaks é qualquer coisa além de um site de publicações", disse Assange em transmissão a partir de uma prisão em Londres.
Leia também
Destino de gato de Assange na embaixada equatoriana é incerto
May: detenção de Assange mostra que 'ninguém está acima da lei'
Assange está doente demais para audiência, diz advogado
'Assange chegou sujar paredes da embaixada com as próprias fezes', diz presidente do Equador
Acompanhe o noticiário internacional do portal R7
"O governo dos EUA tentou enganar a imprensa", disse ele ao Tribunal de Westminster.
À medida que Ben Brandon, que advoga a favor dos Estados Unidos, lia um resumo das acusações, incluindo que ele havia decifrado uma senha da rede da Defesa dos EUA, Assange disse: "Eu não invadi nada".
Nascido na Austrália, Assange se tornou conhecido quando o WikiLeaks publicou milhares de segredos diplomáticos norte-americanos em 2010, despertando ira em Washington, que alegou ele havia posto vidas em risco.
Os defensores de Assange o exaltam como herói por lutar pela liberdade de expressão e expor o que descrevem como um abuso de poder feito pelos Estados modernos.
Ele passou quase sete anos abrigado na embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou em 2012 para evitar a extradição para a Suécia devido a acusações de estupro.
Ele foi retirado da embaixada em 11 de abril deste ano e preso por 50 semanas por descumprir os termos da liberdade condicional.
Do vazamento de dados à prisão em Londres: veja fotos de Assange
" gallery_id="5caf216919d22438c200010e" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/audiencia-de-extradicao-de-assange-e-marcada-para-fevereiro-de-2020-28062022"]