Avalanche deixa ao menos 10 mortos e 25 feridos no norte do Paquistão
Fenômeno atingiu um grupo de cerca de 35 nômades que estavam no distrito de Astore
Internacional|Das agências internacionais EFE e AFP
Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas neste sábado (27) devido a uma avalanche provocada pelas fortes chuvas que atingiram a região de Gilgit-Baltistan, no norte do Paquistão.
As autoridades de Gilgit-Baltistan confirmaram o número de mortos em um comunicado.
A avalanche ocorreu no distrito de Astore e a maioria das vítimas eram nômades que levavam seu gado da província de Punjab para pastar em Gilgit-Baltistan, segundo disse à EFE o porta-voz do governo da região, Fateh Ullah.
"Um grupo de cerca de 35 nômades voltando da Caxemira estava acampado perto de uma ravina", complementa Subah Jan, oficial do serviço de resgate, à AFP
Policiais, socorristas e oficiais do Exército estão na área da avalanche para auxiliar nas operações de resgate, uma vez que as autoridades temem que alguns acampamentos de nômades e animais tenham sido soterrados, acrescentou Ullah.
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A área de Gilgit-Baltistan, administrada pelo Paquistão, abriga cinco dos 14 picos do mundo com mais de 8.000 metros, incluindo o famoso K2.
As chuvas deixam danos humanos e materiais significativos nos países do sul da Ásia todos os anos, especialmente durante o período das monções entre junho e setembro.
Um dos piores desastres naturais da história do Paquistão foram as inundações de 2010 após uma monção extraordinariamente intensa e um degelo de verão particularmente abundante, que causaram cerca de 2.000 mortes e deixaram mais de 20 milhões de desabrigados.
Passeio em meio às bombas: Índia cria parque temático e expõe a visitantes mísseis em tamanho real