Avião que combate fogo bate em drone durante incêndios em Los Angeles
Aeronave teve asa perfurada e foi tirada de operação, segundo o Departamento de Proteção contra Incêndios
Internacional|Do R7
Um avião de combate a fogo colidiu com um drone civil enquanto sobrevoava os incêndios de Los Angeles, nos Estados Unidos, na tarde desta quinta-feira, 9, segundo o Departamento de Proteção contra Incêndios (Cal Fire).
A colisão perfurou uma asa e colocou o avião fora de operação. Ninguém se feriu. A Administração Federal de Aviação (FAA) disse que o avião pousou em segurança e que vai investigar o caso.
Os incêndios no condado de Los Angeles, um deles considerado o mais destrutivo da história da região, persistem desde terça-feira, 7. Ao menos dez pessoas morreram, segundo a agência de notícias Reuters. Mais de 10 mil imóveis já foram destruídos.
O avião envolvido na colisão é um Canadair CL-415 Super Scooper, alugado na província canadense de Quebec pelo Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles. Ele comporta 1.600 galões de água e pode ser abastecido em dez minutos.
A área de Los Angeles está sob restrições temporárias de voo por causa dos incêndios. A FAA informou na quinta-feira que não autorizou ninguém que não esteja envolvido nas operações de combate às chamas a pilotar drones na região.
“Não voe seu drone perto ou ao redor de áreas afetadas pelos incêndios florestais de Los Angeles. Qualquer um que interfira nas operações de resposta a emergências pode enfrentar multas severas e processo criminal. Se você voar, os socorristas não podem”, disse a Administração.
Nos EUA, interferir no combate a incêndios em espaços públicos é crime federal, com pena de até 12 meses de prisão. A FAA ainda pode impor multa de até US$ 75 mil a qualquer piloto de drone que prejudique a supressão das chamas.
Avistamentos de drones obrigam as autoridades a suspender aeronaves de combate a incêndios por um período de 15 a 30 minutos enquanto confirmam se é seguro voar novamente, de acordo com o Cal Fire.
Em 2019, foram documentados pelo menos 20 casos de voos não autorizados de drones sobre ou perto de incêndios florestais em sete estados dos EUA, inclusive na Califórnia, que resultaram no encerramento temporário de operações aéreas de combate ao fogo nove vezes, segundo os bombeiros.