Baleia rara morre em praia nos EUA com suspeita de gripe aviária
Espécie que vive em águas profundas foi encontrada encalhada na areia e com a saúde debilitada
Internacional|Do R7
As baleias-bicudas-de-Sowerby são animais que costumam viver nas profundezas dos oceanos e raramente aparecem em águas rasas próximas da costa. Um exemplar dessa espécie, porém, encalhou na praia de Wingaersheek, nos EUA, e morreu.
Segundo informações publicadas pela New Hampshire Public Radio, quando a equipe de resgate de mamíferos marinhos chegou ao local, o animal de quase 4 m de comprimento e mais de 770 kg estava muito fraco.
Por conta da condição de saúde da baleia, os veterinários decidiram que não iriam devolver o animal ao mar. A carcaça foi encaminhada para a Universidade de New Hampshire para que o motivo de a baleia ter adoecido fosse investigado.
Os resultados preliminares da necropsia mostraram um inchaço no cérebro do animal. Segundo o Live Science, suspeita-se que a baleia tenha sido contaminada com o vírus da gripe aviária, mas resultados conclusivos só devem ser divulgados em um mês.
Leia também
"O grau de inflamação explicará a morte desse animal, bem como por que ele pode ter se desorientado e perdido em águas rasas", disse Inga Sidor, patologista veterinária sênior do Laboratório de Diagnóstico Veterinário de New Hampshire e principal patologista veterinária da necropsia ao Live Science.
Segundo a publicação, são raros os casos de cetáceos diagnosticados com gripe aviária, mas a confirmação de um caso pode ser indício de problema grave.
Por que a China está cavando um buraco com profundidade maior do que o Everest?
" gallery_id="6481fb9c19d224e979000cda" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/baleia-rara-morre-em-praia-nos-eua-com-suspeita-de-gripe-aviaria-11062023"]