Berlusconi volta a ser internado na Itália com leucemia crônica
Ex-primeiro-ministro recebeu alta há três semanas, mas precisou retornar para a UTI do hospital San Raffaele, em Milão
Internacional|Do R7
O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi internado nesta sexta-feira (9) no hospital San Raffaele, em Milão, três semanas após ter recebido alta devido a uma pneumonia agravada por uma leucemia crônica, segundo informou a imprensa local.
Até o momento não se sabe o motivo dessa nova internação, mas no próximo domingo (11) Berlusconi deveria se reunir com os ministros de seu partido, o conservador Forza Italia (FI), dentro da atual coalizão governamental liderada pela primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.
Berlusconi, de 86 anos, teve de ser internado na unidade de terapia intensiva desse mesmo hospital no último dia 5 de abril devido a uma pneumonia agravada por uma leucemia que, segundo revelou sua equipe médica na ocasião, aflige o ex-primeiro-ministro há muito tempo.
Após 12 dias, foi transferido para um quarto comum e finalmente recebeu alta no dia 19 de maio, após ficar 44 dias internado.
Nesse período esteve sempre acompanhado da namorada, a deputada Marta Fascina, 53 anos mais jovem, e recebeu visitas de seus colaboradores mais próximos e dos seus parceiros de coalizão, como a própria Meloni, além de familiares e amigos.
Do hospital, o magnata chegou a aparecer em dois vídeos: um para incentivar os italianos a votar nas eleições locais e outro para discursar na convenção de seu partido, quando se disse “pronto” para voltar à batalha.
Leia também
O relatório médico de seu médico de confiança, Alberto Zangrillo, revelou que Berlusconi estava sendo tratado de uma "infecção pulmonar" causada por "uma condição hematológica crônica que carregava há muito tempo: leucemia mielomonocítica crônica".
A leucemia mieloide crônica é uma forma de câncer no sangue que pode aparecer principalmente em pessoas com mais de 60 anos e os médicos especificaram então que o ex-primeiro-ministro estava passando por "tratamento citorredutor especializado" e quimioterapia.
Mistério italiano: canais de Veneza ficam verdes e autoridades convocam reunião de emergência