Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Biden e Xi Jinping fazem cúpula virtual em meio a tensões

Reunião tem o objetivo de acalmar os desentendimentos entre os EUA e a China em relação a Taiwan 

Internacional|

O presidente dos EUA e o presidente da China se reunirão em uma cúpula virtual
O presidente dos EUA e o presidente da China se reunirão em uma cúpula virtual O presidente dos EUA e o presidente da China se reunirão em uma cúpula virtual

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping,reúnem-se em uma cúpula virtual, nesta segunda-feira (15), destinada a acalmar as tensões acumuladas sobre a questão de Taiwan e outros temas quentes, embora não se esperem grandes resultados.

Desde a posse de Biden em janeiro deste ano, os dois presidentes conversaram longamente por telefone duas vezes. Dada a recusa de Xi em viajar para o exterior devido à pandemia de Covid-19, optou-se por um encontro online para manter conversas diretas.

Os assessores de Biden apresentam a cúpula como uma oportunidade para tentar evitar uma escalada nas tensões, em particular em relação a Taiwan.

"Sabemos que, como líder global responsável, é importante manter os canais de comunicação abertos", disse um funcionário de alto escalão do governo americano à imprensa, acrescentando que a "competição" entre ambas as potências não deve levar a um "conflito".

Publicidade

"O presidente também deixará claro que queremos construir salvaguardas comuns para evitar erros de cálculo ou mal-entendidos", acrescentou.

Leia também

A mesma fonte procurou moderar as expectativas, observando que não são esperados grandes resultados da cúpula.

A reunião acontece nesta segunda-feira, às 19h, horário de Washington, e deve durar várias horas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.