Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiros alugam carros para resgatar conterrâneos na Ucrânia

Grupo Frente BrazUcra  também divulga informações em grupo do Telegram e faz doação de alimentos, remédios e agasalhos

Internacional|Letícia Sepúlveda, do R7

Clara Magalhães Martins resgatou um grupo que estava na Ucrânia
Clara Magalhães Martins resgatou um grupo que estava na Ucrânia Clara Magalhães Martins resgatou um grupo que estava na Ucrânia

Em meio aos horrores da guerra na Ucrânia, o grupo Frente BrazUcra surge como um suspiro de esperança e solidariedade. Desde a invasão russa, Lígia Lapa, radicada na Bulgária, entrou em um grupo no Telegram com outros brasileiros que também moram na Europa, para divulgar informações sobre rotas de fuga até as fronteiras ucranianas e, posteriormente, se organizaram para resgatar brasileiros que tentavam sair do país.

Clara Magalhães Martins, uma das participantes do projeto, mora na Alemanha e, um dia após a invasão russa, decidiu alugar um carro para ir à franteira entre a Polônia e a Ucrânia. Rodolfo Caires, radicado na Irlanda, também adotou a ideia da colega.

Atualmente, os dois voluntários fazem o trajeto entre a Ucrânia e a Hungria para resgatar

brasileiros. Além disso, transportam alimentos, medicamentos e agasalhos comprados com o dinheiro arrecadado pelo grupo para ajudar as pessoas que estão no caminho, deixando o território ucraniano.

Publicidade

Em sua última jornada, Clara e o grupo de pessoas resgatadas demoraram 16 horas para cruzar a fronteira com a Hungria. Além dos brasileiros, o grupo contava com um nigeriano e um ucraniano. Em uma publicação no Instagram, os resgatados contam que passaram quatro dias tentando sair do país.

Lígia explica que o grupo se divide entre falar com as pessoas que precisam de resgate, organizar as informações no Telegram, as publicações nas redes sociais e a arrecadação de dinheiro.

Publicidade

“Tentamos pegar informações sobre áreas de risco, fronteiras mais e menos acessíveis, acomodações e transportes para quem precisa ser retirado. Os trens estão muito cheios, então precisamos fretar vans e fazer contato com pessoas que podem oferecer carona”, completa.

O grupo conta com oito tutores, responsáveis por repassar informações a quem tenta deixar o território ucraniano. A Frente BrazUcra resgatou 20 pessoas entre as viagens de carro e inúmeras por meio das informações que disponibiliza. O grupo no Telegram, que começou com apenas cinco pessoas, agora conta com mais de mil membros.

Publicidade

Como muitas pessoas saem das zonas de guerra quase sem nada, os voluntários organizaram uma vaquinha virtual para a arrecadação de fundos destinados à compra de itens básicos e aos custos das viagens de retirada.

Os voluntários começaram a se organizar com o próprio dinheiro para ajudar quem tenta sair das zonas de guerra. "Nossa ideia é resgatar o máximo de pessoas que conseguirmos", completa Lígia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.