Internacional Brasileiros vacinados podem entrar na Argentina a partir de hoje

Brasileiros vacinados podem entrar na Argentina a partir de hoje

Turistas devem cumprir protocolo que exige a carteira de vacinação e um teste PCR negativo com 72 horas de antecedência

Reuters - Internacional
Brasileiros vacinados podem entrar na Argentina a partir desta sexta-feira (1º)

Brasileiros vacinados podem entrar na Argentina a partir desta sexta-feira (1º)

Amanda Perobelli/Reuters

Os brasileiros vacinados contra a Covid-19 poderão entrar na Argentina a partir desta sexta-feira (1º), após as fronteiras do país terem estado fechadas desde março de 2020 devido à pandemia. 

O Governo argentino publicou no Diário Oficial da União a Decisão Administrativa 935, com a qual autorizou — de segunda-feira (27) a 30 de setembro, quando termina o decreto de fechamento das fronteiras argentinas com Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile — o ingresso  de turistas do Chile e do Brasil a partir de duas de suas principais travessias terrestres, onde será realizado um teste-piloto de "corredores seguros".

Turismo: quais países estão com as fronteiras abertas para brasileiros

A passagem internacional Los Libertadores, que conecta o Chile com a província argentina de Mendoza (oeste) pela Cordilheira dos Andes, e a passagem sobre a ponte Tancredo Neves, sobre o rio Iguaçu, que liga a cidade brasileira de Foz do Iguaçu, no Paraná, com o argentino Puerto Iguazú, em Misiones (nordeste).

O Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú, que leva a um dos principais destinos turísticos da Argentina e é compartilhado com o Brasil, também estará habilitado a partir desta sexta (1º), conforme anunciado pelo governo argentino e pelas autoridades regionais da província de Misiones.

Devido ao conceito de "corredor seguro", o governo argentino informou que haverá câmeras de imagens térmicas, portas biométricas, reforço de agentes de imigração e postos de gasolina, que se multiplicarão para evitar aglomerações.

"Após 560 dias e graças ao andamento da campanha de vacinação, começamos a abrir as fronteiras com segurança. Uma alegria!", escreveu, no Twitter, a diretora nacional de Migrações da Argentina, Florencia Carignano.

A partir desta sexta-feira, os residentes dos países vizinhos poderão entrar na Argentina sem se submeter a quarentena, mas cumprindo um protocolo que exige a carteira de vacinação e o teste de PCR negativo com 72 horas de antecedência. 

Por sua vez, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, garantiu dias atrás que "no dia 1º de novembro abriremos as fronteiras se tudo continuar como está". Segundo ele, o país espera ter uma temporada de recuperação no setor turístico após a reabertura das fronteiras, iniciada parcialmente em setembro.

Embora o governo chileno não tenha definido uma data para a abertura das fronteiras terrestres, o ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris, anunciou que a partir desta sexta-feira chilenos, estrangeiros residentes e não residentes de qualquer país poderão partir e entrar no Chile.

Paris afirmou em entrevista recente ao programa Estado Nacional que “pensamos que em outubro, se não houver um aumento muito significativo de casos, teremos mudanças no controle de fronteira e outros aeroportos internacionais serão abertos. Se os números continuarem bons, estudaremos uma abertura prudente e gradativa”.

Últimas