Cadeirante é expulso de academia sob o argumento que poderia 'manchar a reputação' do local
Proprietária foi filmada mandando o aluno procurar um outro lugar para treinar e vídeo repercutiu nas redes sociais
Internacional|Matheus Borges*, do R7
Um jovem cadeirante foi expulso pela proprietária de uma academia na Malásia por causa de sua condição física. A dona afirmou que o aluno "mancharia a reputação do estabelecimento".
O parceiro de treino de Afiq Azman questionou a atitude da mulher. O momento da abordagem dos dois amigos foi filmado pelo cadeirante e publicado na internet.
O caso de preconceito contra uma pessoa com deficiência aconteceu na cidade de Simpang Ampat e repercutiu na internet. Pessoas postaram comentários apoiando os rapazes e criticando a atitude da dona da academia.
No vídeo, ela afirma que o lugar poderia ser perigoso para o rapaz e que ele devia procurar um lugar mais adequado para a condição dele.
"Porque você é deficiente, está sujeito a acidentes ao usar os aparelhos, isso é perigoso. Sua condição física não é compatível com esta academia", afirmou a dona do lugar.
Azman argumentou perguntando se está no regulamento da academia que pessoas com deficiência não podem utilizar as instalações para se exercitar.
Leia também
Azman afirmou ao tablóide britânico Daily Star que ele já treinava na academia havia mais de quatro meses e que nunca teve problemas com os equipamentos nem com os funcionários.
"Eu sou deficiente, mas eu sei cuidar de mim mesmo. Eu não vou simplesmente utilizar máquinas que podem ser perigosas para mim."
*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques