Logo R7.com
RecordPlus

Cardeal O'Brien deixará Escócia para cumprir penitência, diz Vaticano

Internacional|Do R7

  • Google News

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO, 15 Mai (Reuters) - O cardeal Keith O'Brien, que renunciou ao cargo de chefe da Igreja Católica na Escócia após admitir má conduta sexual, vai deixar o país para cumprir meses de "oração e penitência", disse o Vaticano nesta quarta-feira.


Um breve comunicado do Vaticano não disse para onde vai viajar O'Brien, que já foi o líder católico mais importante da Grã-Bretanha, nem explicou porque ele estava deixando a Escócia.

Mas o Vaticano espera que o anúncio resolva uma questão que contribuiu para uma sensação de crise na Igreja Católica, que continua a enfrentar escândalos separados de abuso sexual de crianças por padres.


O cardeal renunciou ao cargo de arcebispo de St. Andrews e Edimburgo em 25 de fevereiro, depois de três padres e um ex-padre da Escócia terem se queixado de incidentes de má conduta sexual que remontam à década de 1980.

O'Brien inicialmente rejeitou as alegações publicadas em um jornal britânico e disse que estava buscando aconselhamento jurídico. Mas depois ele pediu desculpas pela má conduta.


O Vaticano disse nesta quarta-feira que sua saída foi decidida "de acordo com o Santo Padre", sem determinar se foi uma ordem do próprio papa Francisco.

O'Brien deixará a Escócia por "vários meses, para o propósito de renovação espiritual, oração e penitência", acrescentou o Vaticano.


Ele está deixando o país pelas mesmas razões pelas quais decidiu não participar do conclave que elegeu o papa Francisco em 13 de março, segundo o comunicado do Vaticano, sem entrar em mais detalhes.

(Reportagem de Philip Pullella)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.