Casa Branca diz que Snowden ainda enfrenta acusações criminais nos EUA
Ex-prestador de serviços da NSA disse hoje que pode pedir asilo ao Brasil
Internacional|Do R7
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, rejeitou nesta segunda-feira (16) a insinuação de que os Estados Unidos poderiam conceder anistia ao ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden, se ele entregasse os documentos que ainda estão em seu poder.
"Nossa posição nessa questão não mudou de modo algum", disse Carney em um encontro com a imprensa, respondendo a uma pergunta.
— O senhor Snowden foi acusado de vazar informações secretas e ele enfrenta nos Estados Unidos acusações criminais. Ele deveria retornar aos Estados Unidos o mais depressa possível, onde ele terá seus direitos legais respeitados em nosso sistema.
Anonymous faz campanha para Brasil dar asilo a americano
Snowden pode pedir asilo ao Brasil, diz jornal
Documentos vazados por Snowden revelaram detalhes da vigilância indiscriminada da NSA e provocaram revolta com a espionagem da agência.
Snowden obteve asilo temporário na Rússia, mas, em carta divulgada nesta terça-feira (17), o americano diz que irá solicitar asilo permanente ao Brasil.
Rick Ledgett, que supervisiona uma força-tarefa da NSA para avaliar os danos dos vazamentos de Snowden, disse no domingo (15) ao programa 60 Minutes, da rede CBS, que "valia a pena ter uma conversa sobre" conceder anistia a Snowden se ele entregasse a informação da qual se apoderou.
"Na minha opinião, sim, vale a pena ter uma conversa sobre isso", disse Ledgett.
— Eu preciso de garantias de que o resto dos dados estaria seguro e meu nível de exigência para essas garantias seria muito elevado.











