Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Anonymous faz campanha para Brasil dar asilo a Edward Snowden

Americano revelou esquema de espionagem da internet mundial pelo governo dos EUA

Tecnologia e Ciência|Tiago Alcantara, do R7

Snowden é considerado um herói pelo Anonymous
Snowden é considerado um herói pelo Anonymous

O possível pedido de asilo de Edward Snowden, ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), fez com que o Anonymous do Brasil iniciasse uma campanha na rede para que o governo brasileiro acolha o responsável pelos vazamentos que revelaram os programas de espionagem do governo norte-americano.

Segundo fontes do próprio grupo de hackers ativistas, a ideia da campanha é pressionar o governo brasileiro a dar asilo para o norte-americano. O Anonymous pretende conquistar o apoio e a força dos internautas na rede para a causa.

Além do Facebook e do Twitter, o grupo prepara um vídeo para publicação no canal do YouTube. O canal brasileiro é o segundo com maior número de seguidores do mundo. Não estão descartadas as invasões e ataques a sites do governo para divulgação da mensagem. A campanha teria também a participação de outros membros do Anonymous do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Brasil está sendo invadido pelos Estados Unidos, diz Assange


Software livre poderia ter bloqueado espionagem da NSA

O grupo considera Edward Snowden um herói da internet livre por ter revelado a espionagem de Estados contra outros líderes, empresas e cidadãos na rede.


— Por muitos anos, temos alertado os cidadãos do mundo sobre as ameaças que os governos representam para a liberdades da internet. Durante este período de tempo, muitas pessoas acordaram para as mentiras contadas por funcionários do governo e agora compreenderam a importância de manter a internet aberta e livre para que todos a usem.

Carta aberta


Divulgada nesta terça-feira (17), a carta aberta do ex-analista ao povo brasileiro ainda não teve sua autenticidade comprovada. No documento, Snowden afirma que gostaria de colaborar com o governo brasileiro nas investigações contra a espionagem da NSA. "Muitos senadores brasileiros pediram minha ajuda com suas investigações sobre suspeita de crimes contra cidadãos brasileiros. Expressei minha disposição de auxiliar, quando isso for apropriado e legal, mas infelizmente o governo dos EUA vem trabalhando muito arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo", teria afirmado o norte-americano.

Vazamentos feitos por Snowden mostraram quem são os alvos e métodos de espionagem da NSA, que invadiu e-mails e grampeou comunicações de vários líderes mundiais, dentre eles a presidente Dilma Rousseff. Companhias do País e cidadãos também foram monitorados pela NSA, segundo os dados vazados pelo norte-americano.

Ainda nesta terça, o brasileiro David Miranda, amigo do jornalista britânico que publicou as denúncias de Snowden criou uma petição pedindo asilo político ao ex-analista da NSA. Com o nome de "Asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!", a petição já bateu sua meta de 5 mil assinaturas. Mais de 5.100 brasileiros já aderiram ao projeto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.