Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caverna onde meninos tailandeses ficaram presos vira atração turística

Vice-gerente geral do Departamento de Parques Naturais da Tailândia afirmou que o local foi devidamente preparado para receber visitantes

Internacional|Da EFE

Meninos ficaram 17 dias presos na caverna
Meninos ficaram 17 dias presos na caverna Meninos ficaram 17 dias presos na caverna

A caverna Tham Luang, onde 12 crianças e seu técnico de futebol ficaram presos por mais de duas semanas no ano passado, reabriu oficialmente nesta sexta-feira (1) como um ponto de atração turística no norte do país.

O local "foi preparado adequadamente para o turismo", disse Chongklai Voraphongston, vice-gerente geral do Departamento de Parques Naturais da Tailândia.

A partir de hoje, grupos de 25 a 30 pessoas podem acessar o interior da caverna principal, que receberá até duas mil pessoas por dia.

Estamos "preparados para desenvolver completamente a área para que os tailandeses se orgulhem", acrescentou Chongklai durante a cerimônia de abertura, depois de quatro dias operando como teste.

Publicidade

Após a bem-sucedida missão de resgate, que emocionou o mundo todo, a caverna permaneceu fechada por meses, esperando a água que inundava a caverna diminuir.

Leia também

Mais tarde, tropas do exército e outras autoridades acessaram o interior para recuperar o equipamento usado durante a operação de resgate e que havia sido abandonado.

Publicidade

Até esta sexta-feira havia uma cerca que proibia o acesso e os visitantes estavam limitados a 30 metros da entrada da caverna.

17 dias na caverna

Publicidade

Os 12 jovens, então com entre 11 e 16 anos, e seu tutor de 26 anos, entraram na caverna na província de Chiang Rai em 23 de junho de 2018 após um treinamento de futebol e foram localizados nove dias depois a quatro quilômetros da entrada.

Todos eles foram resgatados em uma complicada operação internacional através das galerias parcialmente inundadas da caverna, que foi concluída em 10 de julho.

A caverna se tornou ponto de peregrinação com entre 1000 e 3000 visitantes diários.

No final de novembro, o filme "The Cave" chegará às salas de cinema. Um museu foi aberto em frente à caverna, com objetos reais da operação.

Em fotos: Resgate de meninos da Tailândia faz 1 ano e história ainda comove

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.