Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cem mil ucranianos fogem de casa após invasão russa, afirma ONU

Milhares de pessoas procuraram refúgio no interior e em países vizinhos, como Romênia e Hungria

Internacional|Do R7

Milhares de carros deixaram as cidades grandes da Ucrânia em direção ao interior
Milhares de carros deixaram as cidades grandes da Ucrânia em direção ao interior Milhares de carros deixaram as cidades grandes da Ucrânia em direção ao interior

Após a invasão russa, quase 100 mil ucranianos fugiram de casa e milhares buscaram refúgio no exterior, disse a ONU nesta quinta-feira (24). 

"Não podemos confirmar ainda os números exatos, mas está claro que houve importantes deslocamentos para o interior do país e alguns movimentos nas fronteiras", declarou à AFP Shabia Mantoo, porta-voz do Ancur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

"Acreditamos que cerca de 100 mil pessoas já fugiram de casa e podem ter se mudado para dentro do país, e que vários milhares cruzaram as fronteiras internacionais", completou.

Filippo Grandi, alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados, anunciou durante o dia o reforço das operações e capacidade do Acnur na Ucrânia e nos países vizinhos.

Publicidade

Ele também pediu aos governos desses países "que deixem as fronteiras abertas para as pessoas que buscam segurança e proteção" vindas da Ucrânia.

"Estamos prontos para apoiar os esforços de todos para responder a qualquer situação de deslocamento forçado", escreveu Grandi em comunicado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.