Chanceleres da Rússia e dos EUA anunciam reunião em 14 de maio
A Chancelaria russa informou que o acordo sobre reunião foi alcançado durante o encontro que Lavrov e Pompeo mantiveram na Finlândia
Internacional|Da EFE
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o secretário do Departamento de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reunirão em 14 de maio no balneário russo de Sochi, no Mar Negro, informou a Chancelaria russa nesta terça-feira (7).
"As conversas de Lavrov e Pompeo estão programadas para 14 de maio em Sochi", disse uma fonte das Relações Exteriores à agência russa RIA Novosti.
Leia também
O diplomata informou que o acordo sobre essa reunião foi alcançado um dia antes, durante o encontro que Lavrov e Pompeo mantiveram na Finlândia.
Os chefes da diplomacia da Rússia e dos EUA mantiveram ontem em Rovaniemi a primeira reunião frente a frente desde a cúpula EUA-Rússia de Helsinque de julho, a única realizada até o momento entre os presidentes de ambos os países, Donald Trump e Vladimir Putin.
Lavrov classificou a reunião com Pompeo de "boa e construtiva" e opinou que esta supôs um "passo adiante" com relação à conversa telefônica mantida na semana passada entre Putin e Trump.
O tema central das conversas foi a crise na Venezuela, na qual Moscou apoia o Governo de Nicolás Maduro e os EUA lideram o apoio internacional a Juán Guaidó, que se autoproclamou presidente interino em janeiro.
Ao término do encontro, que durou menos de uma hora, Lavrov reiterou à imprensa que a Rússia se opõe totalmente a uma intervenção militar na Venezuela apoiada pelos Estados Unidos e advertiu que uma operação desta índole seria "catastrófica e injustificada".
Ao mesmo tempo, afirmou que durante seus recentes contatos com os americanos, não viu "partidários de uma solução militar imprudente" no país sul-americano.