Internacional Charles completa 70 anos ainda como príncipe herdeiro do trono

Charles completa 70 anos ainda como príncipe herdeiro do trono

Primogênito da rainha se tornou o membro da família real a mais tempo na linha de sucessão da coroa britânica. 'Ele será um rei de transição'

Príncipe Charles Família real

Charles se tornou herdeiro do trono britânico aos 3 anos de idade

Charles se tornou herdeiro do trono britânico aos 3 anos de idade

Victoria Jones/Reuters - 11.11.2018

O Príncipe Charles completa 70 anos nesta quarta-feira (14), se tornando o membro da família real há mais tempo na linha de sucessão do trono. No total, já são 67 anos na linha sucessória.

Charles, que detém os títulos de Príncipe de Gales, Duque da Cornualha, Duque de Rothesay, Conde de Carrick, Barão de Renfrew, Conde de Chester, Senhor das Ilhas, Príncipe e Grande Administrador da Escócia nasceu em 1948 no palácio de Buckingham, é o primeiro filho da rainha Elizabeth II com o príncipe Phillip e pai de William e Harry, frutos de seu casamento com a falecida princessa Diana.

O príncipe se envolveu em polêmicas em relação a sua vida pessoal, sendo a maior delas a sua separação com Diana e seu atual relacionamento com Camila, a duquesa da Cornualha.

"O divórcio e a morte de Diana fizeram com que a população criasse certa antipatia por Charles", afirmou o Renato Vieira, professor de História da Comunicação nas Faculdades Integradas Rio Branco e autor do livro God Save The Queen – O imaginário da realeza britânica na mídia.

Segundo a agência de notícias Reuters, uma pesquisa mostrou que apenas 9% da população britânica tem Charles como seu membro favorito na família real. "Não tenho certeza se ele é a imagem certa para o país", disse Anthony Haslam, um estudante de 18 anos.

Rainha Elizabeth II deve abdicar trono para Charles

Rainha Elizabeth II deve abdicar trono para Charles

Sang Tan/Reuters - 18.5.2009

‘O rei de transição’

Em uma entrevista de 1995 para um programa de TV, Diana teria dado indícios de que Charles não queria ser rei, mas para o professor Renato, tudo indica que o príncipe subirá ao trono.

"Temos que ver os sinais que a casa real dá e, nesse momento, a sinalização é que ele vai assumir", diz.

Quiz: Você sabe quem é quem na linha de sucessão do trono britânico?

Para o pesquisador, antes de falarmos sobre a sucessão do trono, é preciso lembrar que rainha Elizabeth II, 92, é a monarca há mais tempo no trono de toda a história britânica e que se a mesma tiver a longevidade de sua mãe, que viveu até os 101 anos, o trono continuará ocupado pela filha do falecido rei George VI por pelo menos, mais nove anos. A não ser que ela abdique do trono em favor do filho.

“Há sinais que vai haver essa substituição. Não sei se por causas naturais, mas é mais provável que a rainha abdique”, informou o professor.

Caso a teoria do professor se concretize, Charles assumiria o trono com 79 anos como um "rei de transição".

"Eu acredito que ele será um rei de trânsito [...] mais sensato, ponderado e preparando a sua própria sucessão para o príncipe William, próximo na linha real. Temos uma boa perspectiva do futuro reinado do Charles."

O rei mais preparado da história

Simon Lewis, secretário de comunicações da rainha de 1998 a 2001, comentou à Reuters sobre os prós e os contras de ser o herdeiro do trono da família mais observada do mundo.

"Se você é uma figura pública e colocar sua cabeça acima do parapeito, receberá críticas. É um privilégio, mas carrega um grande fardo. Eu nunca desejaria essa vida a ninguém."

Apesar disso, Lewis afirmou à agência que o Príncipe de Gales será o monarca mais bem preparado da história. "Eu acho que ele será um rei muito bom."

*Estagiária do R7 sob supervisão de Cristina Charão