Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chefe da CIA se encontrou em segredo com Kim Jong-un, diz jornal

Ida de Mike Pompeo à Coreia do Norte teria ocorrido na Páscoa; Trump confirma que EUA estão em conversas diretas com Pyongyang

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com Reuters

Mike Pompeo (à esquerda) teria se encontrado com Kim Jong-un na Páscoa
Mike Pompeo (à esquerda) teria se encontrado com Kim Jong-un na Páscoa Mike Pompeo (à esquerda) teria se encontrado com Kim Jong-un na Páscoa

O diretor da CIA, Mike Pompeo, viajou secretamente para a Coreia do Norte durante a Páscoa para se encontrar com Kim Jong-un, segundo o jornal The Washington Post. A informação foi veiculada no periódico na terça-feira (17).

O encontro extraordinário faz parte de uma série de esforços que preparam o terreno para a reunião que deve acontecer entre o presidente americano e o líder norte-coreano no mês de junho.

Nesta quarta-feira (18), o próprio Donald Trump confirmou o encontro no Twitter. "Mike Pompeo se reuniu com Kim Jong-un na Coreia do Norte na semana passada. A reunião transcorreu muito bem e um bom relacionamento foi formado. Detalhes da cúpula estão sendo trabalhados agora. A desnuclearização será uma grande coisa para o mundo, mas também para a Coréia do Norte!", disse o mandatário. 

Trump já havia declarado que os Estados Unidos estão em conversas diretas em “níveis extremamente altos” com Pyongyang durante uma sessão de fotos com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na terça-feira. Os dois davam início a dois dias de conversas no retiro Mar-a-Lago do presidente em Palm Beach, na Flórida, que irá incluir uma rodada de golfe.

Publicidade

Leia também

Trump disse que autoridades norte-americanas estão analisando cinco locais diferentes para um encontro no final de maio ou começo de junho com Jong-un. Perguntado se algum destes locais fica nos EUA, Trump disse que não. 

“Nós tivemos conversas diretas em níveis muito altos, níveis extremamente altos, com a Coreia do Norte. E eu realmente acredito que existe boa vontade, que coisas boas estão acontecendo. Vamos ver o que acontece... porque no fim das contas é o resultado final que conta, não o fato de estarmos pensando sobre ter um encontro, ou ter um encontro”, disse Trump.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.