Logo R7.com
RecordPlus

Chile confirma plebiscito para nova Constituição em 25 de outubro

No dia da consulta, os chilenos devem responder: 'se querem ou não uma nova Constituição' e 'que tipo de órgão deve escrever essa nova Carta Magna'

Internacional|Da Ansa Brasil

  • Google News
Sebastian Piñera afirmou que o governo está se preparando para o plebiscito
Sebastian Piñera afirmou que o governo está se preparando para o plebiscito

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta quinta-feira (23) que o plebiscito para a população decidir se quer uma nova Constituição será realizado no próximo dia 25 de outubro.

Leia mais: Chile anuncia plebiscito para nova Constituição em abril de 2020


O referendo estava marcado inicialmente para 23 de abril, mas foi adiado por seis meses devido à crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que já deixou 8.838 mortos e 338.759 casos em todo o país.

"A Constituição estabelece um referendo em 25 de outubro. E estamos nos preparando", disse Piñera.


No dia da consulta, os chilenos devem responder duas perguntas: "se querem ou não uma nova Constituição" e "que tipo de órgão deve escrever essa nova Carta Magna".

A mudança na Constituição é uma das principais reivindicações dos manifestantes que realizaram uma série de protestos desde outubro do ano passado pedindo um sistema mais inclusivo e que garanta melhores condições de vida, já que a carta original datava da ditadura de Augusto Pinochet.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.