Logo R7.com
RecordPlus

China recebe presidente do Sudão acusado de crimes de guerra como “velho amigo"

Internacional|Do R7

  • Google News

PEQUIM (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nesta terça-feira o presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, acusado de crimes de guerra, a quem chamou de “velho amigo”, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores chinês.

O Tribunal Penal Internacional de Haia (TPI) emitiu mandados de prisão para Bashir em 2009 e 2010, acusando-o de ser mentor do genocídio e outras atrocidades em sua campanha para esmagar uma revolta na região de Darfur, no oeste do Sudão.


Os membros do TPI são obrigados a cumprir mandados de prisão, mas a China não integra o tribunal. Num encontro no Grande Salão do Povo, em Pequim, Xi elogiou a parceria entre os dois países.

"Você é um velho amigo do povo chinês", disse Xi a Bashir, de acordo com um relato oficial. "A China e o Sudão são como dois irmãos que também são bons amigos e parceiros. Bashir veio à China mostrar que nossa parceria é forte."


Bashir disse que estava muito feliz por ter sido convidado para a parada, que será realizada na quinta-feira e vai ver 12.000 soldados marchando pelo centro de Pequim.

Como a China não é membro do TPI, questões relevantes serão tratadas "com base nos princípios básicos do direito internacional", acrescentou a porta-voz do ministério, sem dar mais detalhes. Bashir, que rejeita a autoridade do tribunal, viajou através da África e Oriente Médio.

(Reportagem de Ben Blanchard)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.