‘Compromisso mútuo’ para resolver conflito com a Ucrânia foi confirmado, dizem russos
Além da guerra da Ucrânia, russos e norte-americanos discutiram reaproximação diplomática e normalização das relações bilaterais
Internacional|Do R7

A Embaixada Russa no Brasil divulgou comunicado sobre o encontro realizado em Riad, nesta terça-feira (18), entre delegações de Rússia e Estados Unidos. Os dois países debateram a situação na Ucrânia e a reaproximação das duas potências.
No centro do debate, esteve a busca por soluções para o conflito na Ucrânia. “O compromisso mútuo para resolver o conflito foi confirmado”, diz o comunicado.
Quando a cidade de Kharkiv foi atingida por mísseis russos, há algumas semanas, os alunos e professores instalados nas novas salas subterrâneas não ouviram nada. Lá embaixo, em meio às estações de metrô amplas da era soviética, a Prefeitura montou uma...
Quando a cidade de Kharkiv foi atingida por mísseis russos, há algumas semanas, os alunos e professores instalados nas novas salas subterrâneas não ouviram nada. Lá embaixo, em meio às estações de metrô amplas da era soviética, a Prefeitura montou uma série de espaços decorados, onde as crianças de seis e sete anos estavam tendo a primeira aula do ensino fundamental. "Os pequenos ficaram bem porque aqui embaixo não dá para ouvir as sirenes", disse uma das docentes, Lyudmyla Demchenko, de 47 anos
Os russos sublinharam a importância de abordar as causas do conflito, criar condições para uma paz duradoura e garantir a segurança dos países da região. Ficou acertado continuar o trabalho conjunto com a designação de representantes especiais em breve.
Outros temas internacionais também foram discutidos, destacando a responsabilidade das duas nações em promover a paz e segurança global, dada sua condição de potências nucleares e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. A reunião preparatória entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump também foi pauta do encontro.
Participantes
Participaram da reunião o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, e o assessor presidencial Yuriy Ushakov, além do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o conselheiro de Segurança Nacional, Michael Waltz, e o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
“Uma ampla gama de questões foi discutida, incluindo perspectivas de normalização das relações bilaterais. As partes concordaram em nomear rapidamente embaixadores e iniciar consultas no nível de vice-chefes de departamentos de política externa para eliminar restrições às atividades das missões diplomáticas dos dois países”, afirma a embaixada.




























