Logo R7.com
RecordPlus

Conheça o simulador de drones do Exército venezuelano que parece videogame

Máquinas foram exibidas em meio ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Academia Militar da Venezuela apresentou simuladores de drones FPV para treinamento de cadetes.
  • Os simuladores têm aparência de videogames e são usados para realizar manobras virtuais de ataque.
  • O software simula cenários semelhantes à guerra da Ucrânia, mas não se sabe se foi adaptado para o terreno venezuelano.
  • O uso de drones no treinamento militar se tornou comum, com várias nações implementando simuladores semelhantes.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Militares da Venezuela usam simuladores de drones em máquinas que se assemelham a fliperama Reprodução/Youtube/Canal Oficial del Ejército Bolivariano - Venezuela

A Academia Militar da Venezuela apresentou neste fim de semana um novo conjunto de simuladores de drones FPV usados para treinar cadetes do exército. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram jovens realizando manobras virtuais de ataque em um software que se assemelha a um videogame comercial.

Os simuladores, instalados na Academia Militar do Exército Bolivariano, em Caracas, foram exibidos em meio ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela. As máquinas, pintadas com camuflagem digital, têm aparência de fliperamas e contam com tela plana, trackball, joystick e controle remoto.


“Esses jovens que estão aqui estão prontos para destruir o inimigo”, afirmou o general Johan Hernández Láre, comandante-geral do exército venezuelano, em um vídeo publicado na sexta-feira (7).

As imagens mostram um cadete ligando a máquina e acessando um menu semelhante ao do jogo “FPV Kamikaze Drone”, desenvolvido pela empresa russa HFM Games. O jogo está disponível na plataforma Steam e custa R$ 15. Quando a simulação é iniciada, o aluno pilota um drone virtual em direção a um alvo dentro de um complexo de edifícios, com gráficos, física e elementos visuais idênticos aos do jogo.


LEIA MAIS

Os simuladores voltaram a ser divulgados no sábado (8) em nova publicação da academia. “A Academia Militar do Exército Bolivariano recebe simuladores de drones FPV graças ao esforço conjunto e ao apoio das nossas Forças Armadas Nacionais Bolivarianas”, disse um representante da instituição em um vídeo gravado em formato de selfie, mostrando uma fileira de estações de simulação operadas por cadetes.

A sigla FPV significa “visão em primeira pessoa” e define drones leves controlados remotamente com óculos ou monitores que exibem imagens em tempo real. Esses equipamentos se tornaram armas de baixo custo e alta precisão na guerra da Ucrânia, levando vários exércitos a ampliar seus programas de treinamento e aquisição de drones.


Nos últimos anos, diferentes países passaram a adotar simuladores semelhantes para treinar operadores. O Exército dos Estados Unidos desenvolveu o Curso Avançado de Letalidade Não Tripulada, que ensina soldados a manusear drones com controles remotos e computadores. Na Ucrânia, pilotos de drones geralmente precisam aplicar os conhecimentos obtidos em simuladores em campos de treinamento reais antes de atuar em combate.

O jogo “FPV Kamikaze Drone”, usado como referência, simula cenários de batalha em regiões que lembram a Ucrânia e o oeste da Rússia, com paisagens abertas, florestas e pequenas cidades. Ainda não se sabe se o software foi adaptado para o terreno venezuelano, que inclui florestas tropicais e cadeias de montanhas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.