Logo R7.com
RecordPlus

COP27: Órgão internacional critica 'falta de progresso' nas decisões da cúpula

Apesar disso, Fundo Mundial para a Natureza elogia mecanismos para ajudar países subdesenvolvidos no impacto da crise climática

Internacional|Do R7

  • Google News
Ativistas climáticos protestam durante a COP27
Ativistas climáticos protestam durante a COP27

A cúpula do clima COP27 está chegando ao fim de sua primeira semana, na qual, para a organização WWF (Fundo Mundial para a Natureza, na tradução), não está sendo feito o progresso necessário em questões como finanças e indenizações, ou ações, por perdas e danos, embora "há sinais de esperança” de que no final os objetivos da reunião serão alcançados.

A COP27 abriu suas sessões no último domingo (6), mas até agora "não estamos vendo a mudança clara e decisiva que é necessária para passar de promessas abstratas à ação no mundo real", disse o WWF em comunicado.


Leia também

Durante os primeiros sete dias de negociações "não está sendo feito o progresso necessário" em questões críticas como finanças, fechamento da lacuna de emissões, sistemas alimentares e perdas e danos.

No entanto, a organização ambientalista considera que "há sinais de esperança de que na segunda semana os objetivos da cúpula sejam cumpridos".


O WWF alertou os líderes mundiais que, neste momento, “a crise climática está se movendo mais rápido do que nossa resposta”.

A inclusão na agenda de um capítulo sobre perdas e danos, com a possível criação de um mecanismo para pagar o impacto da crise climática nos países mais vulneráveis, foi "um êxito inicial", embora ainda não se saiba se um plano pode ser acordado no financiamento.


“Como os desastres deixam países e comunidades vulneráveis ​​com necessidade urgente de apoio, é essencial que a comunidade internacional se reúna para ajudá-los a se adaptar, construir resiliência e enfrentar os custos injustos da crise climática”, afirmou Manuel Pulgar-Vidal, do WWF.

No entanto, alertou que "corremos o risco de ver uma semana perdida" no capítulo de perdas e danos, a menos que mais medidas sejam tomadas para garantir um mecanismo de financiamento.


O WWF também expressou preocupação com o lento progresso no acordo de uma decisão sobre o futuro do Programa de Trabalho Conjunto Koronivia sobre Agricultura.

“Mais atrasos podem levar a uma decisão de pouco ambição, ou pior, adiar a decisão até a COP28”, advertiu João Campari, líder global de alimentos do WWF.

Apesar dessas preocupações, a organização acredita que “houve alguns desenvolvimentos positivos”, com financiamento para florestas, reuniões ministeriais promissoras e recomendações positivas do grupo de especialistas de alto nível sobre emissões líquidas zero.

"O sucesso na COP27 é vital para ganhar impulso antes da cúpula de biodiversidade COP15 em dezembro em Montreal (Canadá), onde temos a oportunidade de restaurar a relação quebrada da humanidade com a natureza", destacou Fernanda Carvalho, gerente de política global do WWF para clima e energia.

A crise climática está causando a perda da natureza e, por sua vez, a destruição dos ecossistemas naturais está alimentando a crise climática.

"Os líderes devem reconhecer essa interconexão, garantindo que a natureza tenha um papel maior nas negociações", acrescentou Carvalho.

" gallery_id="636187b343527f5f320026d7" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/cop27-orgao-internacional-critica-falta-de-progresso-nas-decisoes-da-cupula-12112022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.