Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte: imprensa chega para desmonte de centro nuclear

Viagem de jornalistas é sinal de que o desligamento de instalação de Punggye-ri ocorrerá, apesar da incerteza diplomática persistente

Internacional|Do R7

Imprensa chega para fechamento de instalação nuclear
Imprensa chega para fechamento de instalação nuclear Imprensa chega para fechamento de instalação nuclear

Cerca de duas dezenas de jornalistas de organizações de notícias ocidentais e chinesas chegaram à Coreia do Norte nesta terça-feira (22) para acompanhar o fechamento de uma instalação de testes nucleares, um sinal de que o desligamento ocorrerá apesar da incerteza diplomática persistente.

A Coreia do Norte convidou alguns representantes da mídia para acompanharem o desmonte da instalação de Punggye-ri nesta semana, mas não especialistas técnicos, embora os Estados Unidos tenham pedido "um fechamento permanente e irreversível que possa ser inspecionado e plenamente confirmado".

Leia também

A oferta do país isolado de desativar seu local de testes foi vista como uma concessão essencial depois de meses de redução na tensão entre Pyongyang e seus arquirrivais de longa data, Coreia do Sul e EUA.

Mas o ambiente diplomático voltou a se tensionar, uma vez que na semana passada a Coreia do Norte ameaçou não comparecer a uma cúpula entre seu líder, Kim Jong Un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Cingapura, no dia 12 de junho.

Publicidade

Já o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se prepara para se encontrar com Trump em Washington mais tarde nesta terça-feira, e autoridades norte-americanas tentam entender se Pyongyang, que desenvolveu programas de mísseis e nuclear desafiando sanções da ONU (Organização das Nações Unidas), fala sério a respeito da negociação de um acordo de desnuclearização.

Jornalistas da Associated Press, CNN, CBS, Russia Today e da mídia estatal chinesa estavam entre aqueles que foram vistos fazendo check-in no Aeroporto Internacional de Pequim Capital para pegarem um voo da Air Koryo para a Coreia do Norte.

Publicidade

A emissora estatal chinesa CCTV noticiou a chegada do grupo ao aeroporto de Wonsan, cidade do litoral leste norte-coreano.

Várias outras organizações de notícias, incluindo a Reuters, também tentaram cobrir o fechamento da instalação nuclear norte-coreana, mas não receberam convites.

Publicidade

Seul lamentou que seus jornalistas não tenham sido incluídos, apesar de terem sido convidados anteriormente.

"Mesmo assim o governo dá a devida atenção ao fato de que a promessa do Norte de desmontar sua instalação de testes nucleares de Punggyeri, uma medida inicial para a desnuclearização, esteja prosseguindo tal como planejado, e espera que tal ação leve à realização bem-sucedida da cúpula Coreia do Norte-EUA", disse o Ministério da Unificação sul-coreano em comunicado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.