Rússia x Ucrânia

Internacional Corte de abastecimento deixa usina nuclear de Zaporizhzhia 'à beira de acidente', diz Ucrânia

Corte de abastecimento deixa usina nuclear de Zaporizhzhia 'à beira de acidente', diz Ucrânia

Tomada pelos russos durante a guerra, a central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia sofreu "apagão total" na noite desta sexta-feira (1º)

AFP
Desabastecimento deixa usina à beira de colapso

Desabastecimento deixa usina à beira de colapso

Alexander Ermochenko/Reuters - Arquivo

A usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, tomada pelos russos, esteve "à beira de um acidente nuclear" durante a noite por um corte temporário de abastecimento elétrico, afirmou neste sábado (2) a operadora ucraniana Energoatom.

"Ontem à noite houve um apagão total na usina de Zaporizhzhia", disse a Energoatom no Telegram, acrescentando que o fornecimento foi restaurado algumas horas depois.

“As forças de ocupação [russas] não se preocupam com a segurança da central nuclear”, acusou o presidente da empresa estatal, Petro Kotin. “Eles continuarão a criar situações perigosas, chantageando o mundo inteiro, com o risco de um acidente nuclear”, acrescentou.

Duas linhas de energia que alimentavam a usina “foram cortadas”, uma delas devido a “um ataque aéreo”, detalha a operadora. A energia para a usina foi posteriormente restaurada, embora o incidente tenha colocado em risco o bom funcionamento da central, que ficou "à beira de um acidente nuclear e de radiação".

Em comunicado, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) afirmou que a central ficou “temporariamente privada de eletricidade durante a noite”, e que foi o oitavo corte de energia desse tipo desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Rússia e Ucrânia fazem troca de prisioneiros de guerra; veja fotos

Últimas