Eleições EUA 2020

Internacional Deputada diz que prepara pedido de impeachment de Trump

Deputada diz que prepara pedido de impeachment de Trump

Ilhan Omar, do partido Democrata, afirma que presidente dos EUA deve deixar o poder e que é preciso ‘preservar a República’

Reuters

Resumindo a Notícia

  • Deputada democrata afirma que é preciso 'preservar a República'
  • Pedidos de impeachment se espalharam pelas redes socias
  • Alguns políticos do partido Republicano também querem a saída de Trump
  • Vice-presidente assumiria o cargo até a posse de Joe Biden

Jim Lo Scalzo / EFE - EPA - 6.1.2021

Uma deputada norte-americana do Partido Democrata afirmou, nesta quarta-feira (6), que está preparando um pedido de impeachment contra o presidente Donald Trump após uma multidão invadir o Capitólio dos Estados Unidos, após o presidente pedir que seus apoiadores lutassem para reverter sua derrota eleitoral.

"Não podemos permitir que ele continue no poder, é uma questão de preservar a nossa República, e precisamos cumprir nossos votos", afirmou a Deputada Ilhan Omar, do estado de Minnesota, no Twitter, apesar de faltarem duas semanas até a posse do presidente eleito Joe Biden.

Centenas de manifestantes marcharam de um comício de apoio a Trump na frente da Casa Branca até o Capitólio e invadiram o edifício. Vídeos mostram pessoas quebrando janelas para entrar no prédio. Parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados foram retirados de uma sessão de confirmação da vitória eleitoral de Biden.

Pedidos do impeachment se espalharam rapidamente pelas redes sociais a partir de parlamentares democratas, comentaristas e até de alguns dos colegas republicanos de Trump.
"Incitação a um golpe justifica impeachment", afirmou o presidente da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês), Leon Russell, pelo Twitter.
Russell, entre outros, também pediram que o gabinete de Trump ativasse a 25ª emenda da Constituição dos Estados Unidos, que transfere o poder ao vice-presidente caso o presidente se torne inapto a exercer seu cargo.

O colunista Thomas Friedman, do New York Times, disse que o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, precisa liderar uma delegação de líderes republicanos e ir até a Casa Branca "para dizer a Trump que ele precisa renunciar imediatamente -- ou eles irão se juntar aos democratas para o impeachment".

Últimas