Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Descobertas iniciais apontam para responsabilidade do Estado Islâmico, diz primeiro-ministro da Turquia

Três homens-bomba abriram fogo e se explodiram em aeroporto de Istambul, matando 36 pessoas

Internacional|Do R7, com Reuters

Paramédicos socorrem vítimas de ataque em aeroporto de Atarturk, em Istambul
Paramédicos socorrem vítimas de ataque em aeroporto de Atarturk, em Istambul

Descobertas iniciais indicam que o Estado Islâmico é o responsável pelo atentado a bomba ao principal aeroporto da Turquia, o Ataturk, em Istambul, que deixou 36 pessoas mortas. A informação é do primeiro-ministro turco Binali Yildirim.

"De acordo com as informações até agora, 36 pessoas perderam suas vidas e há também vários feridos", disse Yildrim no local do atentado, o terceiro maior aeroporto da Europa.

Anteriormente, a polícia local já havia informado que o Estado Islâmico estava por trás do ataque suicida, segundo a agência de notícias Dogan.

Segundo a agência, fontes policiais disseram: "o Isis (sigla para se referir ao Estado Islâmico) está por trás do ataque".


Uma autoridade turca, no entanto, disse que era muito cedo para confirmar quaisquer ligações.

O ataque aconteceu pouco depois das 22h (hora local, 16h de Brasília) na área de desembarque internacional. Segundo informações iniciais, três homens-bomba abriram fogo contra os passageiros antes de se explodirem.


O ataque tem algumas semelhanças com um ataque suicida realizado por militantes do Estado Islâmico no aeroporto de Bruxelas, em março, que matou 16 pessoas.

A Turquia tem sofrido uma onda de atentados neste ano, incluindo dois ataques suicidas em áreas turísticas de Istambul atribuídos ao Estado Islâmico, e dois carros-bomba na capital, Ancara, que foram reivindicados por um grupo militante curdo.


No ataque mais recente, um carro-bomba destruiu um ônibus da polícia no centro de Istambul durante a hora do rush da manhã, matando 11 pessoas e ferindo outras 36 perto da principal área turística, uma grande universidade e o gabinete do prefeito.

A Turquia, que faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado islâmico, também está lutando contra militantes curdos em seu sudeste de maioria curda. Sobre os dois grupos pesam as suspeitas iniciais do atentado, mas ninguém até o momento assumiu a autoria do ataque.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.