Deslizamento de terra mata mais de 100 em mina de jade em Mianmar
Mineiros foram soterrados por onda de lama provocada após chuvas fortes na cidade de Hpakant; número de vítimas pode ser bem maior
Internacional|Do R7, com EFE
Um deslizamento de terra provocou a morte de mais de cem pessoas em uma mina de jade na cidade Hpakant, no norte de Mianmar. De acordo com o Corpo de Bombeiros do país, o rio de lama foi provocado por fortes chuvas que caíram na região nesta quinta-feira (2).
Até o fim da tarde, as equipes de resgate haviam localizado 113 corpos da mina da soterrada. Estima-se que o número de vítimas fatais seja ainda maior, segundo registra a agência de notícias Al Jazeera.
O evento ocorreu quando os mineiros extraíam jade das encostas escavadas em uma mina em Hpakant, uma cidade remota no estado de Kachin, informou o Corpo de Bombeiros de Mianmar em sua página no Facebook.
Acidentes nesses locais são comuns no país. Em abril do ano passado, pelo menos 54 pessoas morreram devido a um deslizamento de terra em outra mina de Hpakant.
A ONG Global Witness denunciou em 2015 a situação precária em que os caçadores de jade trabalham em alguns depósitos que, entre outros grupos, exploram organizações guerrilheiras, senhores da guerra, traficantes de drogas e militares.
Mianmar é o maior produtor mundial de jadeíte, uma variedade premiada de jade que é extraída principalmente nas montanhas Kachin.