Internacional Dez anos após restauração virar meme, obra de arte ganha versão em boneco cabeçudo na Espanha

Dez anos após restauração virar meme, obra de arte ganha versão em boneco cabeçudo na Espanha

Cecilia Giménez ficou conhecida após trabalho de recuperação do afresco de Elías García Martínez, de 1930, não sair como planejado

  • Internacional | Do R7

'Ecce Homo' ganhou fama mundial após restauração peculiar de idosa espanhola

'Ecce Homo' ganhou fama mundial após restauração peculiar de idosa espanhola

Montagem/R7

A artista espanhola Cecilia Giménez, de 91 anos, ficou conhecida mundialmente após restaurar o afresco Ecce Homo, de Elías García Martínez, pintado originalmente em 1930. O trabalho, porém, não saiu como o planejando, tornando a pintura um dos primeiros memes populares na internet.

A restauração do afresco — obra feita sobre paredes ou tetos — que traz a imagem de Jesus, divulgada em 2012, ganhou uma homenagem da Câmara Municipal de Borja, cidade da Espanha onde a obra permanece exposta. Dez anos depois, o Ecce Homo se tornou um boneco cabeçudo com imagem idêntica à “releitura” de Giménez.

Apesar de ter sido visto na época como um erro por parte da restauradora, o sucesso do meme fez com que centenas de milhares de turistas visitassem a pequena cidade de Borja para ver o afresco.

“Esta apresentação é também uma pequena homenagem a Cecilia Giménez, uma amante borjana de sua cidade que, sem querer, levou Borja a todas as partes do mundo”, destacou a Fundação Ecce Homo de Borja em publicação nas redes sociais.

A obra de Martínez acabou sendo mais famosa após a restauração de Giménez do que propriamente antes. Na época, a polícia local chegou a suspeitar de vandalismo, mas após investigação descobriu que as alterações tinham sido feitas por uma idosa da cidade.

A espanhola se defendeu ressaltando que havia recebido autorização para tal trabalho e que apenas tentava salvar a obra, parcialmente danificada pela umidade e outros desgastes causados pelo tempo.

A verdade é que o Ecce Homo se tornou um símbolo contemporâneo, com reproduções em vários produtos e espaços ao redor do mundo graças ao trabalho de Martínez.

Últimas