O Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha divulgou um vídeo feito com um drone no último domingo (3) que mostra fontes de lava saindo da cratera do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, além de correntes fluindo em direção ao mar.
O material incandescente foi visto explodindo no ar na manhã desta quarta-feira (6), quando o vulcão entra em seu 17º dia de erupção.
Imagem feita com drone da cratera do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma
Reuters - 03.10.2021Membros da Unidade Militar de Emergência da Espanha (UME) e do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) foram vistos na terça-feira ao pegar rochas de lava de dentro dos fluxos já solidificados. Uma enorme nuvem de fumaça causada pela erupção também ficou visível, conforme mostram imagens captadas pelo satélite Copernicus Sentinel-2.
Cerca de mil construções foram destruídas desde a erupção, em 19 de setembro, e 6 mil pessoas foram retiradas de suas casas, sobretudo em El Paso e Los Llanos de Aridane, dois dos principais centros populacionais na ilha de 83 mil habitantes.
Copyright © Thomson Reuters.