Egípcios votarão nova Constituição em janeiro, diz agência estatal
Cerca de 50 milhões de egípcios da população total de 85 milhões têm o direito de votar
Internacional|Do R7

Os egípcios vão às urnas para votar sobre uma nova Constituição nos dias 14 e 15 de janeiro, afirmou neste sábado (14) a agência de notícias estatal MENA, uma carta desenhada para substituir outra aprovada pelo presidente islâmico deposto Mohamed Mursi.
A nova Constituição será o primeiro passo do plano de transição política do Exército, que deve ser encerrado com eleições parlamentares e presidenciais no próximo ano.
A Carta vai aumentar a independência do Exército e restringir um pouco mais a formação de partidos políticos religiosos.
Cerca de 50 milhões de egípcios da população total de 85 milhões têm o direito de votar no referendo constitucional.
Uma assembleia com 50 membros, nomeada pelo presidente interino, Adly Mansour, no começo deste mês, finalizou o esboço da Constituição. Ela substituirá uma aprovada em dezembro passado por Mursi, derrubado pelo Exército em julho após protestos contra o seu governo.
O comitê constituinte foi dominado por liberais e esquerdistas e presidido por Amr Moussa, ex-secretário-geral da Liga Árabe e candidato à presidência. Havia também dois islamitas que apoiaram a ação militar contra Mursi.
Os islamitas venceram as eleições ocorridas no ano passado, depois da queda do presidente Hosni Mubarak, em 2011, após grandes manifestações contra o autocrata.











