Eleições na Grécia terminam com nova vitória de partido de esquerda
Alexis Tsipras deve ser empossado novamente como primeiro-ministro do país
Internacional|com ANSA

O partido de esquerda, Syriza, foi o vencedor das eleições gregas realizadas neste domingo (20), indicam as pesquisas de boca de urna da Grécia. Com isso, Alexis Tsipras deve ser empossado novamente como primeiro-ministro do país.
Apesar da conquista, a sigla deve ter dificuldades em ter maioria no Parlamento e formar um governo, já que a margem de votos sobre os adversários foi muito pequena.
Segundo as primeiras informações divulgadas pela emissora pública ERT, o Syriza tem entre 30% e 34% dos votos contra 28,5% a 32,5% do partido conservador Nova Democracia, em um pleito que contou com baixa participação popular. Porém, um dos dados que mais chamaram a atenção foi o crescimento do partido neonazista Liga Popular, que conquistou entre 6,5% a 8% dos votos dos gregos.
Ex-ministro 'motoqueiro' ataca pacote de ajuda à Grécia
As novas eleições foram convocadas após Tsipras renunciar ao cargo, como forma de pedir aos cidadãos do país se o governo estava "no caminho certo". A renúncia ocorreu poucos dias após o governo de Atenas assinar um novo pacote de ajuda financeira com os credores europeus, no valor de 85 bilhões de euros.
Em entrevista durante a campanha eleitoral, o líder do Syriza destacou que se sua legenda ganhasse, ela faria um governo de quatro anos e que este seria "estável".
O líder do partido conservador grego Nova Democracia Vangelis Meimarakis admitiu derrota nas eleições nacionais deste domingo para o rival de esquerda Syriza, de Alexis Tsipras.
Crise na Grécia gera ganhos de US$ 110 bilhões para Alemanha, mostra estudo
Meimarakis disse que a prioridade para o país é formar um governo.
"O resultado eleitoral parece estar se encerrando com o Syriza e o senhor Tsipras na liderança", disse Meimarakis a jornalistas.
"Eu o parabenizo e peço a ele que crie um governo que é necessário e que venha ao parlamento", afirmou.
Com 25 por cento dos votos contados, o partido Syriza tem 35,3 por cento dos votos, contra 28,1 por cento do Nova Democracia, informou o Ministério do Interior.
O Syriza está, neste momento, com 144 assentos do total de 300 no parlamento, enquanto o Nova Democracia tem 75 assentos, disse o ministério.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!