Logo R7.com
RecordPlus

Em carta, Trump diz ao Congresso que ataque ao Irã foi feito para evitar escalada

Presidente disse que ofensiva foi desenhada para ser ‘limitada em escopo e propósito’

Internacional|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News
Donald Trump
Segundo Trump, a ação militar no Irã foi 'consistente' Daniel Torok/Official White House Photo - 30.5.2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou carta ao Congresso americano em que fornece detalhes sobre os ataques a instalações americanas no sábado (21), segundo informou a Casa Branca. No texto, o republicano diz que a ofensiva foi desenhada para ser “limitada em escopo e propósito”.

Trump explica que tropas ou outros locais militares iranianos não foram atingidos, nem forças terrestres foram mobilizadas. “A missão foi planejada e executada de maneira a minimizar baixas, impedir ataques futuros e limitar o risco de escalada”, ressaltou.


leia mais

O presidente americano vinha sendo criticado por lideranças parlamentares por não ter pedido autorização ao Congresso. Segundo Trump, a ação militar foi “consistente” com a responsabilidade de proteger cidadãos americanos nos EUA e no exterior.

“Os Estados Unidos tomaram essa ação necessária e proporcional, consistente com o direito internacional, e estão prontos para tomar medidas adicionais, conforme necessário e apropriado, para lidar com novas ameaças ou ataques”, destacou.


Trump anunciou cessar-fogo completo entre Irã e Israel

Trump anunciou nesta segunda-feira (23) um cessar-fogo completo entre Irã e Israel, após quase duas semanas de confrontos. Em uma declaração nas redes sociais, Trump afirmou que o acordo prevê a suspensão total das hostilidades dentro de aproximadamente seis horas, com a guerra sendo oficialmente encerrada após um ciclo de 24 horas de trégua mútua.

Segundo Trump, o cessar-fogo terá início com o Irã, que interromperá suas ações militares nas primeiras 12 horas. Na sequência, Israel fará o mesmo na segunda metade do período, completando assim as 24 horas de suspensão dos combates. O presidente classificou esse intervalo como um momento histórico: “O fim oficial da guerra de 12 dias será saudado pelo mundo”.


Trump exaltou o que considera um esforço diplomático bem-sucedido e atribuiu a ambas as nações “resistência, coragem e inteligência” por terem encerrado o conflito.

Anúncio foi feito por Trump em rede social
Anúncio foi feito por Trump em rede social Reprodução/TruthSocial/@realDonaldTrump

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.