Em meio a conversas de paz, 19 pessoas morrem em ataques no Paquistão
Internacional|Do R7
Por Jibran Ahmed Gul Yousafzai
PESHAWAR/QUETTA, Paquistão, 14 Mar (Reuters) - Ataques nas voláteis cidades paquistanesas de Peshawar e Quetta mataram um total de 19 pessoas nesta sexta-feira, frustrando esperanças de um acordo de paz duradouro com os insurgentes que lutam para depor o governo.
Em Peshawar, cidade que se espraia ao longo da fronteira com o Afeganistão, um homem-bomba se explodiu diante de um veículo da polícia, matando pelo menos nove transeuntes, incluindo uma mulher e uma criança, informou a polícia.
Em Quetta, na província turbulenta do Baluquistão, pelo menos 10 pessoas foram mortas quando uma motocicleta repleta de explosivos detonou perto de um colégio no centro da cidade, novamente segundo a polícia.
Os ataques ocorreram enquanto o governo do primeiro-ministro Nawaz Sharif tentava ressuscitar um processo de paz emperrado com os militantes paquistaneses do Taliban para acordar um acordo de cessar-fogo permanente e encerrar anos de violência.
Mas uma série de ataques e contra-ataques de insurgentes e de forças do governo desde o início do ano atenuaram as expectativas de que as conversas de paz pudessem dar algum resultado.
Em Peshawar, o chefe de polícia Faisal Kamran disse que o alvo do ataque era um veículo de transporte de pessoal blindado.
"A polícia foi enviada no veículo para fornecer segurança durante as orações de sexta-feira do lado de fora das mesquitas quando foi atacada", declarou.
"Os policiais, por sorte, estavam em seguranças, mas pessoas inocentes foram mortas e feridas."
Jamil Shah, um porta-voz do maior hospital da cidade, disse que pelo menos 30 pessoas foram feridas.












