Emmanuel Macron e Marine Le Pen disputarão segundo turno na França, apontam projeções
Pesquisas mostram centrista com 24% dos votos válidos, contra 22% da candidata da direita
Internacional|Do R7, com Reuters
O centrista Emmanuel Macron e a líder de extrema-direita Marine Le Pen devem se enfrentar no segundo turno da eleição presidencial francesa, segundo projeções iniciais reveladas neste domingo (23).
Macron, pró União Europeia e um ex-banqueiro que fundou seu próprio partido há um ano, deve ter recebido 24% dos votos pelo levantamento Harris e 23,7% de acordo com a pesquisa Elabe.
Le Pen, líder da frente anti-imigração, recebeu 22% dos dois institutos. O instituto Harris deu tanto ao candidato conservador Francois Fillon e ao candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Melenchon 20% dos votos.
Embora Macron, de 39 anos, seja um político novo, as pesquisas de opinião da véspera da votação sempre o apontavam como o vencedor do confronto final na disputa com Le Pen, de 48 anos.
Caso as projeções sejam validadas pela apuração oficial, Macron e Le Pen disputarão o segundo turno no próximo dia 7 de maio. Seja qual for o resultado da disputa, a eleição vai significar um redesenho do cenário político da França, dominado há 60 anos por grupos de centro-esquerda e centro-direita, cujos candidatos foram derrotados.
O resultado, se confirmado, significará um confronto entre políticos com visões econômicas radicalmente diferentes para um país cuja economia está pior do que a da dos seus vizinhos e onde um quarto dos jovens estão desempregados. Macron defende medidas de desregulamentação gradual que serão bem recebidas pelos mercados financeiros globais, enquanto Le Pen quer abandonar o euro e possivelmente sair da União Europeia.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério do Interior, 69,42% dos franceses já haviam participado da eleição que mostrará os dois candidatos que disputarão o segundo turno.