Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Empresa de trens acusa bombeiros por acidente no Canadá

O acidente de trem causou a morte de 13 pessoas e deixou mais de 50 feridos

Internacional|Do R7

O trem sem condutor se precipitou pelos trilhos que ligavam Nantes à localidade de Lac-Mégantic, descarrilando e provocando uma explosão
O trem sem condutor se precipitou pelos trilhos que ligavam Nantes à localidade de Lac-Mégantic, descarrilando e provocando uma explosão Fran�ois Laplante-Delagrave/AFP

A empresa ferroviária americana proprietária do trem carregado de petróleo que avançou contra uma área urbana no sábado (6) na província canadense de Québec acusou nesta terça-feira (9) os bombeiros locais de terem contribuído para a catástrofe que deixou pelo menos 13 mortos e 50 desaparecidos.

Em declarações concedidas à imprensa local, o presidente da empresa The Montreal, Maine e Atlantic Railway (MMA), Ed Burkhardt, considerou que a intervenção dos bombeiros do povoado de Nantes, duas horas antes do acidente, foi a causa do acidente.

Os bombeiros entraram em ação na sexta-feira (5) para apagar um pequeno incêndio em uma das cinco locomotivas do trem com 72 vagões-tanque. Durante os trabalhos, eles cortaram a eletricidade da locomotiva, desativando os freios por engano.

Os bombeiros de Nantes "utilizaram um extintor de mão paga apagá-lo (o incêndio) e, para isso, pararam os motores da primeira locomotiva, desativando os freios de ar desta, o que desencadeou os demais acontecimentos", declarou Burkhardt em uma entrevista ao jornal La Presse.


O trem sem condutor se precipitou pelos trilhos que ligavam Nantes à localidade de Lac-Mégantic, descarrilando e provocando uma explosão na pequena cidade turística situada ao norte da fronteira americana, 250 km a leste de Montreal.

Bombeiros rejeitam acusações


Já o chefe dos bombeiros do município de Nantes, Patrick Lamberg, rejeitou as acusações.

"Quando chegamos, a locomotiva funcionava. Nós a paramos por segurança, é o protocolo de intervenção, é preciso parar o motor", afirmou ele, antes de lembrar que sua equipe foi chamada para intervir quatro vezes em oito anos para resolver problemas ligados à empresa proprietária do trem.


Os investigadores do Gabinete canadense de Segurança dos Transportes afirmaram nesta terça-feira que a prioridade será determinar as causas do incêndio que afetou uma das locomotivas. Serão examinados os procedimentos da companhia The Montreal, Maine e Atlantic Railway, assim como os sistemas de freios.

"Foi um problema mecânico ou um problema de lubrificação?, é preciso determinar a causa do fogo", disse à imprensa o principal investigador, Ed Belkaloul.

O registro provisório do acidente chega a 13 mortos e 50 desaparecidos.

A intensidade do incêndio foi tamanha que algumas casas de Lac-Mégantic ficaram sem paredes. A Polícia pediu que os parentes dos desaparecidos forneçam "escovas de dente, pentes e chapéus" que possam ter DNA para identificar os restos mortais.

Enquanto isso, 100.000 litros de petróleo provenientes dos vagões que explodiram no sábado em Lac-Mégantic estão no rio Chaudiere e "existe o temor" de que o petróleo chegue esta noite ao rio San Lorenzo, disse à AFP na segunda-feira um porta-voz do Ministério do Meio Ambiente de Québec, Yves François Blanchet.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.