Logo R7.com
RecordPlus

Enchente no Texas: quem são as três meninas encontradas mortas em acampamento

Vítimas, de 8 e 9 anos, participavam de acampamento feminino que foi arrastado pelas águas; tragédia deixou ao menos 27 mortos

Internacional|Do R7

  • Google News
Da esquerda para a direita: Renee Smajstrla, Janie Hunt e Sarah Marsh Reprodução/Facebook

Uma enchente repentina devastou a região central do Texas, nos Estados Unidos, na madrugada de sexta-feira (4). Pelo menos 27 pessoas morreram, incluindo três meninas que participavam de um acampamento de verão às margens do Rio Guadalupe, no condado de Kerr.

As vítimas confirmadas são Renee Smajstrla, de 8 anos, Janie Hunt, de 9, e Sarah Marsh, também de 8, de acordo com os jornais norte-americanos The Washington Post e New York Post.


As fortes chuvas, que começaram na noite de quinta-feira (3) e se intensificaram na madrugada de sexta, fizeram o nível do Rio Guadalupe subir de 2,1 metros para 8,8 metros em poucas horas.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram casas, árvores e destroços sendo arrastados pela correnteza. O acampamento feminino, frequentado por mais de 750 crianças, foi completamente destruído, disse Elinor Lester, de 13 anos, uma das campistas resgatadas, à agência de notícias Associated Press (AP).


Leia mais

As vítimas: Renee, Janie e Sarah

As famílias das três meninas usaram as redes sociais para confirmar as mortes e agradecer pelo apoio recebido.

Shawn Salta, tio de Renee Smajstrla, publicou no Facebook: “Obrigado a todos os nossos amigos e familiares por todas as orações e mensagens. A Renee foi encontrada e, embora não tenha sido o desfecho pelo qual oramos, a mobilização nas redes sociais provavelmente ajudou os socorristas a identificá-la rapidamente.”


Ele disse que Renee estava vivendo “um dos melhores momentos de sua vida” no acampamento.

A avó de Sarah Marsh, Debbie Ford Marsh, também compartilhou um relato no Facebook. “Nossa Sarah se foi. Obrigada pela demonstração de amor e compaixão! Sempre nos sentiremos abençoados por termos tido esse lindo e corajoso raio de luz em nossas vidas. Ela viverá para sempre em nossos corações!”.


A família de Janie Hunt, de 9 anos, confirmou a morte da menina à rede norte-americana CNN. Na sexta, a mãe dela havia dito que estava “apenas rezando” por boas notícias.

Drama no Camp Mystic

O acampamento, chamado Camp Mystic, localizado às margens do Rio Guadalupe, foi duramente atingido. As cabanas das meninas mais novas, a partir de 8 anos, ficavam próximas ao rio e foram as primeiras a serem inundadas, segundo Elinor Lester.

Ela, que estava na área elevada conhecida como Senior Hill, relatou à AP que acordou no início da madrugada com trovões e chuva forte.

As crianças das cabanas mais baixas subiram a colina para se abrigar, mas ficaram sem comida, água potável e energia elétrica até a chegada dos socorristas.

As equipes de resgate, compostas por 400 pessoas, 14 helicópteros e 12 drones, evacuaram 237 sobreviventes, incluindo Elinor, que foi retirada de helicóptero após atravessar uma ponte com água na altura das pernas.

Apesar dos esforços, cerca de 20 a 25 meninas ainda estão desaparecidas, segundo estimativas da Reuters e do jornal The New York Times.

Diretora morta

Além das meninas, a enchente vitimou Jane Ragsdale, diretora do acampamento Heart O’ Hills, em Hunt, no Texas. A administração do acampamento a descreveu como o “coração e alma” do local, lamentando a perda de uma líder que “influenciou inúmeras vidas”.

O Heart O’ Hills não estava em funcionamento no momento da tragédia, e a maioria de seus ocupantes foi resgatada para terrenos elevados, de acordo com o Washington Post.

A cidade de Kerrville foi uma das mais afetadas, com milhares de pessoas sem energia elétrica – cerca de 2.700 no condado de Kerr e 3.500 em Burnet County, segundo o New York Times.

A força da água surpreendeu até mesmo as equipes de emergência, que trabalharam durante a madrugada para resgatar moradores e campistas.

O vice-governador do Texas, Dan Patrick, pediu que a população faça orações pelas meninas desaparecidas. “Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas”, disse.

O presidente Donald Trump também se manifestou, publicando na plataforma Truth Social que o governo federal está apoiando as buscas e que ele e Melania estão “rezando por todas as famílias afetadas por esta tragédia”.

As chuvas, mais intensas do que o previsto, atingiram dois braços do Rio Guadalupe, que se uniram e causaram a cheia súbita. Outros acampamentos da região, como Camp La Junta e Camp Waldemar, informaram que seus ocupantes estão em segurança.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.